Feira de Santana

Secretaria lança cadastro de pessoas desaparecidas em Feira de Santana

O sistema é mais uma ferramenta de apoio às buscas por desaparecidos e sem burocracia.

23/03/2018 às 15h59, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Prevenção à Violência, lançou, na manhã desta sexta-feira (23), o cadastro municipal de pessoas desaparecidas. O sistema é mais uma ferramenta de apoio às buscas por desaparecidos e sem burocracia.

O secretário de Prevenção à Violência e dos Direitos Humanos, Pablo Roberto, informou, em entrevista ao Acorda Cidade, que o órgão tem um departamento que cuida tanto de achados e perdidos, como também de pessoas desaparecidas. E após a aprovação, há cerca de três meses, da lei de autoria do vereador João Bililiu, o prefeito determinou que medidas fossem adotadas imediatamente para que um cadastro fosse montado.

“Então nós desenvolvemos um site onde as pessoas, a partir de agora, não precisam mais esperar o processo de registro da ocorrência, o período de 24 horas, para ter acesso a isso. A população, a partir do momento que detecta o desaparecimento de alguém, pode automaticamente entrar no site e lançar as informações, e a partir daí a busca começa a ser feita”, explicou Pablo Roberto.

O secretário afirma que feito o cadastro ele será disparado para os bancos de dados de outros estados brasileiros e outros países, que auxiliam nessas questões.

“Nós já tivemos, inclusive, na semana passada a participação em um caso de uma pessoa que estava desaparecida e o departamento pôde ajudar. As delegacias, unidades de saúde, escolas, vão poder a partir de agora, ao tomar conhecimento de uma pessoa desaparecida, entrar nesse sistema. Esse sistema tem um alcance social muito importante, muita repercussão e outras cidades estão ligando para a secretaria buscando informações e querendo o modelo”, destacou.

O vereador João Bililiu parabenizou a aprovação do projeto pela Câmara de Vereadores e a sua implantação pela Seprev. “Vendo aquelas grandes filas de familiares na TV, fiz o projeto. Enquanto estiver representando o povo estarei cobrando”, salientou.

O prefeito José Ronaldo também ressaltou a importância do cadastro para a população feirense.
“É um alcance social bom, porque você dá oportunidade de descobrir onde estão seus familiares. Esse projeto de iniciativa da câmara, sancionada pela prefeitura, vai fazer esse trabalho de apoio irrestrito àqueles que estão precisando. Eu acho que é uma iniciativa muito importante, que vem sendo coordenada com muita competência pela Secretaria de Prevenção à Violência”, pontuou.

As informações e fotos são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade