Feira de Santana

Artista feirense é homenageada na Câmara Municipal de Salvador

Celiah Zaiin afirmou ao Acorda Cidade que a Comissão de Direitos da Mulher tem um regime interno dentro da Câmara e todos os anos fazem uma homenagem ao mês da mulher.

23/03/2018 às 15h53, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A artista feirense Celiah Zaiin, que representa a figura histórica do Brasil Maria Quitéria, foi homenageada em sessão solene regimental em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na Câmara Municipal de Salvador nesta sexta-feira (23). Ela afirmou ao Acorda Cidade que a Comissão de Direitos da Mulher tem um regime interno dentro da Câmara e todos os anos fazem uma homenagem ao mês da mulher.

“Tenho feito vários eventos em Salvador e eu fiquei muito feliz com a indicação de Rute Silva junto com a vereadora Kátia Rodrigues, que levou para plenária o meu nome. Quando fiquei sabendo da homenagem não parei para chorar, pois uma feirense de volta a Câmara Municipal de Salvador depois de tantos anos é uma vitória e é só o início. Vou visitar câmaras de todo o país, a próxima será a do Rio de Janeiro, justamente por causa de Maria Quitéria”, afirmou a artista.

Celiah Zaiin

Graduada em Música pela UFBA, filha de Feira de Santana e Intérprete de Hinos, ela interrompeu sua carreira de Maestrina e Professora de Música para representar a Maria Quitéria por toda a Bahia.

Madrinha da nova Rota Turística da Bahia – “Caminhos do Sertão”, cujo o portal é Feira de Santana, ela vem alavancando o Turismo do Sertão Baiano levando a mensagem da cidade heroína onde Maria Quitéria nasceu e foi batizada na igreja de Ticuaruçu – Distrito de Santana – Bahia.

Celiah conta que ao atravessar o oceano para visitar os famosos túmulos de Paris, observou que nossa Bahia poderia ser outra se as pessoas viesse conhecer a Bahia como a terra da única guerreira da América do Sul – Maria Quitéria e, seu túmulo na Igreja do Santíssimo Sacramento e Santana poderia ser um dos lugares mais visitados da Bahia.

Celiah defende que nosso Folclore e nosso Artesanato precisa abraçar a heroína “Maria Quitéria” como alguém que, de fato, atuou na Guerra pela Independência da Bahia e do Brasil.

“Vestir-se de Maria Quitéria é não deixar morrer a luta pelas conquistas sociais das Mulheres Brasileiras. É reconhecer que a Bahia, bem como a América do Sul tem uma figura histórica, mulher e guerreira”, afirmou.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade