Cultura

Em ato, artistas feirenses cobram a abertura de espaços culturais aos sábados

De acordo com o grafiteiro Caíque Oliveira, que trabalha com essa arte há três anos, essa mudança daria oportunidade de mais pessoas terem acesso a arte na cidade.

17/03/2018 às 14h53, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Artistas feirenses realizaram um ato neste sábado (17) em frente ao Museu de Arte Contemporânea (MAC) para cobrar ao poder público a abertura de espaços culturais aos sábados em Feira de Santana. De acordo com o grafiteiro Caíque Oliveira, que trabalha com essa arte há três anos, essa mudança daria oportunidade de mais pessoas terem acesso a arte na cidade.

“Um espaço público de cultura e lazer deveria estar aberto pelo menos aos sábados para que as instituições, como escolas, por exemplo, pudessem visitar. Hoje está tendo uma exposição no local, mas não funciona aos sábados. O foco hoje é chamar atenção com o nosso trabalho, para essa situação. Já reivindicamos junto ao poder público, mas até o momento nada foi feito”, afirmou.

Caíque Oliveira ainda falou sobre o cenário do grafite em Feira de Santana. Ele classificou como tenso e afirmou que existe a desvalorização. “É uma arte de resistência. A gente vem resistindo, pois o custo de material é caro, nossa arte é apagada por instituições privadas, que cobrem com divulgação. Tem artistas que conseguem ter retorno financeiro, mas pra mim o retorno é só satisfação pessoal”, disse.

O artista Márcio Punk, que trabalha com tatuagem, música, entre outras artes, defende que a cidade precisa de mais espaços culturais abertos aos finais de semana. Segundo ele, apesar de estar tendo uma exposição internacional no MAC, o local está fechando, enquanto as pessoas estão em casa sem poder se divertir.

“O poder público diz que não pode abrir esses espaços por várias questões, mas acho que novos artistas deveriam ser convidados para participar do movimento e ter mais divulgação nos meios de comunicação. O benefício para a população é muito grande. Sair de casa e ir para um espaço cultural é muito bom para a cabeça das pessoas. Aprender a ver, a se comunicar, trocar experiências, tudo isso”, destacou.

Com informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Museu História do Cangaço

Cultura

Feira de Santana vai ganhar equipamento turístico sobre o cangaço

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco....

22/03/2024 às 16h15

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

image

Rádio acorda cidade