Feira de Santana

Após protestos, diretor diz que vai apurar denúncias de maus-tratos a parentes de presos no Conjunto Penal

Familiares alegam que são mal tratados durante visita aos presos e chegam a esperar mais de 8 horas para entrar no local.

15/03/2018 às 15h24, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Familiares de detentos do Conjunto Penal de Feira de Santana realizaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (15) alegando maus-tratos e humilhações em dias de visita aos presos. De acordo com um dos manifestantes, que não quis se identificar, os visitantes chegam a esperar até mais de oito horas para entrar no local.

“Não tem um local com proteção adequada contra o sol e a chuva para a gente que visita os nossos internos ou parentes. Demora na fila pra adentrar as instalações da unidade. Tem visitantes que chegam às 5h da manhã e quando conseguem entrar já são 15h e isso é um absurdo”, afirmou a entrevistada.

Ainda segundo ela, os familiares trazem itens que estão na lista para os presos, mas que estão sendo retirados pelos agentes penitenciário.

“A comida eles que escolhem. Se trouxermos macarrão, não pode entrar o arroz, sendo que são quatro vasilhas e a gente já traz no padrão, e mesmo assim eles estão mudando. A gente traz a roupa e eles carimbam parecendo que é o estado que dá. Tem agente que humilha a gente, que destrata”, acusou.

O diretor do Conjunto Penal, capitão Allan Araújo, informou em entrevista ao Acorda Cidade, que já tomou conhecimento das denúncias de maus-tratos contra familiares dos presos e que está apurando para tomar as medidas cabíveis.

“Vamos apurar, porque nós temos o pensamento de que visitante de preso não é preso. São pessoas alheias ao crime, parentes, entes queridas de pessoas presas e que não merecem ser destratadas. Acabei de tomar conhecimento disso e me reuni com algumas pessoas, uma comissão de sete visitantes, que relataram algumas situações, que vamos apurar, pois o servidor público precisa ser responsabilizado pelos seus atos”, afirmou ao site.

O capitão afirmou ainda que as reinvindicações foram anotadas. No entanto, segundo ele, algumas são pertinentes e outras não.

“Por exemplo, algumas solicitam que remédios adentrem à unidade e não podemos autorizar. Todo medicamento deve passar pelo crivo do médico do Conjunto Penal. Agora, situações como acomodação na parte externa da unidade para que possam se abrigar da chuva, nós acreditamos que o quanto antes podemos resolver isso, e já foi solicitado à secretaria de administração penitenciária e temos certeza que será atendido porque não é algo de custo elevado.”

Ele ressaltou que a manifestação ocorreu em um momento oportuno, porém delicado, de briga da classe penitenciária por alguns direitos. “Temos que ter muita cautela, mas toda falha vinda do servidor público, de um agente penitenciário do Conjunto Penal de Feira de Santana vai ser apurada.”

O vereador Edvaldo Lima, que faz parte da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores, acompanhou a manifestação e disse que já conversou com o diretor do Conjunto Penal, que se comprometeu a buscar soluções.

“Ouvi o diretor e ele já me explicou que está tomando as devidas providências junto à Secretaria de Administração Penitenciária, e que tem interesse de resolver o problema. Como vice-presidente, irei levar o problema à Câmara de Vereadores na segunda-feira e à presidente da comissão, para que através da Câmara possamos fazer um requerimento, que sendo aprovado, encaminharemos ao governo do estado. As famílias tem que ser recebidas com dignidade e o estado tem que ter respeito com as famílias dos presidiários”, declarou.

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

MPF abre inquérito para investigar desvios de verbas na saúde de Feira de Santana; ex-secretários são investigados

Operação No Service

MPF abre inquérito para investigar desvios de verbas na saúde de Feira de Santana; ex-secretários são investigados

A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana não prestou esclarecimento sobre o inquérito que o MPF anunciou na...

25/04/2024 às 14h00

Praça de Jaguara

Feira de Santana

Prefeito assina ordem de serviço para construção de memorial em Jaguara

A Prefeitura de Feira de Santana também vai executar a urbanização em torno do memorial paroquial para garantir a...

25/04/2024 às 10h37

Rua L, Caminho L 20 Feira X

Feira de Santana

Família que reside ao lado de canal no Feira X teme desabamento de casa; cratera foi aberta dentro do terreno

Maria de Lourdes, moradora da casa, contou que desde 2019, a família enfrenta problemas com o canal.

25/04/2024 às 09h41

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

image

Rádio acorda cidade