Polícia

Na 19ª posição, Feira de Santana está entre as 50 cidades mais violentas do mundo segundo ONG Mexicana

Ente as brasileiras a cidade mais violenta, de acordo com o estudo, é Natal no Rio Grande do Norte.

08/03/2018 às 12h41, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Feira de Santana aparece mais uma vez no ranking das 50 cidades mais violentas do mundo na pesquisa da organização de sociedade civil mexicana Segurança, Justiça e Paz, que faz o levantamento anualmente com base em taxas de homicídios por 100 mil habitantes. Segundo a pesquisa, a Princesa do Sertão ocupa a 19ª posição, quatro posições a menos, que a pesquisa anterior quando Feira era a 15ª cidade mais violenta do planeta.

De acordo com a pesquisa Feira de Santana é mais violenta que a capital baiana, Salvador, que ocupa a 25ª posição. Também aparecem na lista da ONG Mexicana, outras cidades brasileiras Natal (RN), Fortaleza (CE), Belém (PA), Vitória da Conquista (BA), Maceió (AL), Aracaju (SE), Recife (PE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Macapá (AP), Campos de Goycatazes (RJ), Campina Grande (PB), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Entre as brasileiras, a cidade mais violenta, de acordo com o estudo, é Natal no Rio Grande do Norte. (Veja o ranking no final da matéria).

A pesquisa destaca que o ranking refere-se à incidência de homicídios intencionais, que é a principal variável de violência, mas não a única. Dadas as dificuldades de acesso à informação de dados sobre crimes como sequestro, estupro, lesões maliciosas, roubo de violência e extorsão, não foi possível incorporar essas variáveis no estudo das 50 cidades mais violentas do mundo.

A ONG usou dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia para obter as informações sobre Feira de Santana, e do levantamento feito pelo repórter Aldo Matos do portal e programa Acorda Cidade, que anualmente divulga a estatística de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), na qual destaca o número de homicídios registrados no ano na cidade. Também foram usados dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE).

No ano passado uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) também colocou Feira de Santana entre as cidades mais violentas. A pesquisa foi restrita apenas aos municípios brasileiros com população superior a 100 mil habitantes e Feira ocupou a 30ª posição. O critério utilizado para classificar a violência foi a soma das taxas de homicídio e de mortes violentas com causa indeterminada, com base em dados de 2015. A cidade de Lauro de Freitas, localizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ficou em segundo lugar entre os 30 municípios. Segundo o Ipea, a Bahia tinha nove cidades no ranking. (Relembre aqui)

Confira a pesquisa aqui

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

A 22ª edição da Força Total da PM acontece hoje na Bahia

Segurança Pública

PM deflagra a 22ª edição da Operação Força Total em todas as cidades da Bahia

No acumulado das edições anteriores, a PM já apreendeu 464 armas de fogo e prendeu 752 pessoas em flagrante.

28/03/2024 às 07h47

Estudantes de Exatas

Representação Feminina

Estudante da Uefs conta os principais desafios na igualdade de gênero em Cursos de Ciências Exatas

Natural do município de Governador Mangabeira, a jovem de 23 anos já idealiza seu futuro acadêmico através do seu curso...

28/03/2024 às 06h37

VLT

Bahia

TJ suspende liminar e licitação do VLT do Subúrbio de Salvador volta a correr normalmente

A paralisação da licitação impede a implementação de um modal viário importante para o desenvolvimento econômico e social da região....

28/03/2024 às 06h34

Salvador 475 anos

Bahia

Salvador 475 anos: a ligação ancestral entre a Barroquinha e o Engenho Velho da Federação

Localizada em uma depressão no centro de três colinas e formada em sua maior parte por terras devolutas, a Barroquinha...

28/03/2024 às 06h20

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Após diálogo com a prefeitura e gestão

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Deu-se um prazo para que o atendimento à pauta de reivindicação seja definido até o dia 14 de abril.

27/03/2024 às 21h18

image

Rádio acorda cidade