Saúde

Profissionais de saúde que vão atuar na Micareta são imunizados contra hepatites

A coordenadora do programa municipal de hepatites, Telma Nandiara Barbosa, explica o objetivo da medida preventiva.

07/03/2018 às 09h53, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com foco na prevenção contra o vírus da hepatite B, o Programa Municipal de Hepatites Virais em parceria com a Rede de Frio realizou na terça-feira (6) a imunização dos profissionais de saúde que irão trabalhar durante a Micareta de Feira de Santana. A ação aconteceu no auditório da Central Municipal de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.

A coordenadora do programa municipal de hepatites, Telma Nandiara Barbosa, explica o objetivo da medida preventiva. “Como os profissionais de saúde, principalmente do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), realizam o transporte do paciente durante a micareta, nós vemos um risco de contaminação muito grande. Então imunizar os profissionais de saúde que estarão em serviço é a melhor forma que encontramos para um maior controle dessas doenças”, ressalta.

A prevenção é importante para quem tem contato com muitas pessoas

Anderson Pedra (foto), supervisor de sistemas do SAMU, recebeu vacina antitetânica e reforço contra a febre amarela. Para ele a prevenção é muito importante. “Meu cartão de vacinação está sempre em dia. É muito importante essa ação para quem vai prestar assistência ao público da micareta, pois acabamos tendo contato com varias pessoas em situações de contaminação diferentes”, afirma.

Outros serviços também foram oferecidos aos profissionais

Durante a ação foram realizados testes rápidos e vacinação contra hepatite B. Também houve esclarecimento de dúvidas sobre contaminação das hepatites. A hepatite B pode ser transmitida através da relação sexual desprotegida ou através da transmissão vertical – da mãe para o filho. “É importante ressaltar que a hepatite B não é transmitida somente pelo sexo, mas também por via sanguínea através de uma pessoa infectada”, explica Telma Nandiara Barbosa (foto). Já a hepatite C é transmitida quase exclusivamente em contato com o sangue contaminado de outra pessoa. A contaminação pelo tipo A está relacionada aos hábitos alimentares.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade