Saúde

Especialistas apontam maus hábitos que podem comprometer a saúde da mulher

Diante de uma rotina agitada, muitas mulheres acabam por ficar desatentas com relação à própria saúde, seja por estresse ou, até mesmo, por descuido.

06/03/2018 às 15h32, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Para o ginecologista e obstetra, Dr. Domingos Mantelli, entre os hábitos mais comuns e que acarretam problemas na saúde das mulheres é no uso de produtos inadequados para a limpeza da vagina. “O uso frequente de sabonete íntimo, por exemplo, não é recomendado, já que diminui o pH vaginal e tira a defesa natural da região. Outras dicas importantes estão relacionadas ao uso correto de papel higiênico (de cima para baixo) e a lavagem da vagina com água corrente e sabão ou sabonete neutro. Estes atos já promovem uma limpeza adequada. “, ressalta o especialista.

No tocante à falta de desejo e a disfunção sexual feminina, “as causas podem variar, desde uma depressão, além de doenças crônicas ou até efeitos colaterais de medicamentos. O que poucas pessoas sabem é que para esta disfunção há tratamento. Se a causa for psicológica, a paciente deve iniciar uma terapia comportamental cognitiva com um profissional, caso seja orgânica, o tratamento deve ser medicamentoso“, afirma a ginecologista e obstetra Dra. Erica Mantelli, pós-graduada em sexologia pela Universidade de São Paulo (USP).

A falta de informação pode trazer sérias perturbações e refletir no organismo como um todo. A especialista em diagnóstico por imagem da pelve feminina e diretora da Chamié Imagem da Mulher, Dra. Luciana Chamié, explica que as dores na hora do sexo podem estar relacionadas à endometriose. O exame indicado para prevenir a doença é uma ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal, já que o teste permite a identificação precisa dos focos em regiões como ovários, bexiga, no espaço entre o útero e a bexiga, na região atrás do colo uterino (local mais frequente da doença), no intestino grosso (retossigmóide), na vagina, e em outros segmentos intestinais presentes na pelve tais como ceco, alças do intestino delgado e apêndice.

Estabelecer uma alimentação saudável e balanceada, realizar todos os exames de rotina preventivos em um espaço de tempo viável e escolher, de forma adequada e junto ao médico de confiança, o anticoncepcional ideal para o organismo, são ações fáceis de incorporar na rotina das mulheres para evitar problemas futuros.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade