Diz que é de Feira, mas...

Brincadeira nas redes sociais revela particularidades e lembranças de Feira de Santana

A proposta é brincar com a experiência de cada um a partir do contexto e das vivências da cidade e revelar se a pessoa é ou não um feirense “raiz”.

06/03/2018 às 11h07, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Uma brincadeira está tomando conta das redes sociais e fazendo com que muitos feirenses se divirtam, brinquem e comentem memórias e fatos de Feira de Santana. A ideia surgiu no Facebook e já se propagou pelos diversos perfis de usuários.

Foto: Reprodução/Facebook

Artistas, professores, jornalistas, estudantes e feirenses de todos os cantos estão publicando uma postagem completando a frase: “Diz que é de Feira, mas…”. A proposta é brincar com a experiência de cada um a partir do contexto e das vivências da cidade, e revelar se a pessoa é ou não um feirense “raiz”.

Foto: Reprodução/Facebook

Entre as brincadeiras os internautas estão lembrando os anos de ouro do antigo Feira Tênis Clube (FTC), bares e clubes que são muito conhecidos e frequentados e também pontos genuinamente feirenses como a Caixa D’água do Tomba, a Feirinha da Estação Nova e o Beco de Miguel das Ervas.

Foto: Reprodução/Facebook

Há ainda postagens com referências a figuras lendárias da Princesa do Sertão, como o “Velho do licuri” que por décadas percorre toda a cidade de sol a sol com os seus longos colares do coquinho. Muitos afirmam que todo feirense legítimo já teve e comeu os coquinhos do colar de licuri.

Foto: Reprodução/Facebook

A brincadeira da postagem “Diz que é de Feira, mas…”, observa o jeito particular do feirense falar e o uso do pronome “Tu”. As flexões do verbo com o Tu vai?, Tu vem, Tu foi? e a sonoridade única que há na cidade. Dialetos baianos com forte características sertanejas, influências de outros regiões e um conjunto de sons e falas que só ecoam por aqui.

Foto: Reprodução/Facebook

Teve internauta que aproveitou a postagem até para satirizar o fato de que muitos feirenses até não se assumem feirenses e são inclusive são ingratos com a Princesinha do Sertão.

Foto: Reprodução/Facebook

O fato é que a brincadeira está muito bacana e tem rendido grande interação entre as pessoas de diferentes gerações e lugares da cidade.

Foto: Reprodução/Facebook

E você, como completaria essa frase? Diz que é de Feira, mas…”. Conta pra gente aqui nos comentáros como é viver em Feira de Santana e mais algumas particularidades dessa princesa sertaneja, cheia de histórias, cheia de gente e movimentos.


Foto: Reprodução/Facebook

Leia também:

Conheça Caculé: o vendedor de utensílios domésticos que sabe tudo sobre Feira de Santana, política e adivinhações

As ervas e a sabedoria popular que brotam no Beco do Mocó, em Feira de Santana

Qual o bairro? Internautas brincam com nomes de lugares de Feira de Santana

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade