Variedades

Vai se mudar para uma casa menor? Veja o que fazer com as mobílias excedentes

É possível doar, vender e até mesmo restaurar

26/02/2018 às 08h47, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O processo de se mudar para um novo apartamento ou casa é sempre desgastante. Tudo fica ainda mais complicado quando você precisa se desfazer de móveis e pertences pelos quais você nutria grande carinho. Realocar as prioridades e eliminar o excesso nem sempre é fácil. Há, no entanto, algumas soluções para esse tipo de situação.

Primeiro, tenha uma planta do novo imóvel que você vai ocupar. Com ela você poderá observar os espaços disponíveis e quais móveis e objetos poderão ir com você, além de saber a disposição deles no espaço. Se você já tiver acesso ao apartamento, vale tirar as medidas do local.

Self storage

Um serviço que faz muito sucesso nos Estados Unidos e que há um tempo também existe no Brasil é o self storage (autoarmazenamento). Com ele, é possível reservar espaços privativos nos quais você pode guardar seus objetos mais importantes, além de utensílios que você não utiliza sempre, como decoração de festas ou equipamentos esportivos. É uma extensão da sua casa e pode ser muito eficiente como guarda móveis.

Doar

Que tal se desfazer dos móveis e objetos que você não usa mais? Pode parecer uma atitude drástica, mas na verdade é uma forma de se desapegar do que você não precisa mais. Essa dica requer muita análise e sinceridade. Você pode não aceitar, mas existem mobílias e objetos que você quase não utiliza. Nesse caso, cabe verificar a possibilidade de doá-los. Para tanto, procure associações de bairro e a prefeitura da sua cidade para encontrar a melhor forma de doar esses utensílios para uma instituição de caridade.

Vender

Se você precisa de uma renda extra, pode vender os eletrodomésticos e móveis utilizados. O recomendado é vender diretamente para a pessoa, já que os sites que fazem a intermediação cobram uma porcentagem. Mas atenção: esses itens costumam desvalorizar de 50 a 80% do preço original. Portanto, não conte com esse dinheiro se você realmente precisar dele.

Reutilizar

Essa dica é para aqueles que gostam de atividades manuais, no estilo faça você mesmo. A maioria dos móveis pode ser reutilizada, reformada ou restaurada. Mesas de centro e sofás são só alguns deles. Você pode, por exemplo, transformar um armário que ocupa muito espaço ou gavetas de um móvel velho em prateleiras. Para se inspirar, assista a este vídeo que ensina a transformar uma estante velha em cubos e prateleiras.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade