Salvador

Familiares de jovem agredido e morto após se perder no carnaval se deitam na rua em protesto

Ato ocorreu na manhã deste domingo (25), em Salvador. Grupo saiu em caminhada da Graça até o Farol da Barra.

25/02/2018 às 12h55, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Familiares e amigos do jovem Kaique Abreu, de 22 anos, que morreu após ser agredido sem motivo com um soco e chutes ao deixar um dos circuitos do carnaval de Salvador, fizeram um protesto emocionado na manhã deste domingo (25). Além de pedirem por justiça, os participantes também fizeram um ato de estímulo à doação de órgãos.

O protesto começou por volta das 9h, com um gesto simbólico. O grupo se deitou no chão da Rua Manoel Barreto, no bairro da Graça, onde o jovem foi vítima da agressão que resultou na morte cinco dias depois. Com faixas e cartazes, eles fizeram um minuto de silêncio seguido por orações.

Em seguida, os participantes iniciaram caminhada tendo como sentido o Farol da Barra. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) informou que o grupo seguiu pela Avenida Centenário e chegou no destino por volta das 10h45. Não houve interdições no trânsito por conta do protesto.

No Farol da Barra, familiares e amigos da vítima se deram as mãos e fizeram novas orações. Todos os participantes usavam camisetas brancas. Faixas estimulando a doação de órgãos também foram usadas. A situação revela o ato de solidariedade da família, que autorizou a doação de cinco órgãos do jovem morto.

Seis horas após a confirmação da morte cerebral do jovem, o fígado dele foi transplantado para um dos pacientes que estava na fila para cirurgia. Em seguida, os dois rins, e depois as córneas.

Moticação torpe
O suspeito do crime, identificado como Edson Rodrigues dos Santos, de 27 anos, contou que bateu no jovem porque queria descontar, na primeira pessoa que aparecesse, uma agressão que teria sofrido no circuito da folia. O suspeito foi preso no dia 14 de fevereiro, no bairro de Capelinha de São Caetano, onde morava.

Além de Edson, Bruno Fernando Ribeiro Batista, de 30 anos, que dirigia o caminhão usado pelo suspeito para fugir, foi preso. Um adolescente de 17 anos, que também estava com ele durante a ação, foi apreendido. Os três foram identificados com a ajuda das imagens do crime.

De acordo com a polícia, Bruno e o adolescente foram conduzidos ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e admitiram ter visto o momento do crime. O adolescente foi encaminhado à Delegacia para Adolescente Infrator (DAI), enquanto que Bruno vai responder por omissão de socorro e favorecimento pessoal.

Doação dos órgãos
Durante o enterro de Kaíque, no dia 16 de fevereiro, o microempresário Igor Aquino e amigo da família, disse à imprensa que a decisão pela doação dos órgãos foi do jovem, que já havia manifestado esse desejo em alguma oportunidade. Por isso, o corpo do rapaz só foi enterrado dois dias após a confirmação da morte.

Igor disse, ainda, que a doação foi uma decisão conjunta do pai, da mãe e do irmão do jovem. O rapaz detalhou que enquanto eles tomavam a decisão, lembraram que no ano passado Kaique disse que queria doar os órgãos caso morresse.

Agressão
A câmera de segurança de um prédio registrou o momento em que a vítima foi agredida. Kaíque voltava sozinho do circuito Dodô (Barra-Ondina), após se perder dos amigos. Quando passou na Rua Manoel Barreto, ele foi atacado com um soco no rosto e pontapés por um homem.

Através das imagens de uma câmera de segurança é possível notar que, por volta das 2h50 da sexta-feira de carnaval, dois homens chegam e param perto do poste. Em seguida, outros dois homens andam em direção a um caminhão estacionado. Um deles entra no veículo e o outro vai pra carroceria.

Logo depois, Kaíque segue andando na rua e é violentamente agredido por um dos homens que estava próximo ao poste. O rapaz fica no chão, enquanto o motorista do caminhão dá a partida e os dois homens sobem na carroceria. O caminhão deixa o local e o rapaz continua caído.

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade