Feira de Santana

Café com Palestra discute coaching como ferramenta de RH

Ao defender o coaching como ferramenta estratégica na gestão de pessoas, André Kaercher, que também é professor e Coordenador de pós-graduação da FTC Feira de Santana, explicou que os problemas comportamentais vão desde a falta de gestão de tempo, autocontrole e resistência a mudanças.

22/02/2018 às 08h02, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Pelo menos 87% das demissões nas médias e grandes empresas hoje são por problemas comportamentais e apenas 13% por problemas técnicos, ou seja, baixo nível de inteligência emocional. Os dados revelados em recente pesquisa da Revista Você S/A foram usados pelo Master Coach e Head Trainer André Kaercher, que abriu, na manhã de terça-feira (20), a agenda do Café Palestra do Centro das Indústrias de Feira de Santana (Cifs).

Ao defender o coaching como ferramenta estratégica na gestão de pessoas, André Kaercher, que também é professor e Coordenador de pós-graduação da FTC Feira de Santana, explicou que os problemas comportamentais vão desde a falta de gestão de tempo, autocontrole e resistência a mudanças. Ou seja, na grande maioria dos casos não há falta de conhecimento técnico, mas de adequação às políticas e características da empresa.

“O desenvolvimento passa pelas pessoas e o gestor de RH é estratégico nesse processo”, afirmou o palestrante, destacando que o coaching trabalha as potencialidades, fazendo com que as pessoas desenvolvam seus próprios recursos. “Não há diagnóstico porque não é uma ação pontual e tudo pode mudar”, explicou Kaercher sobre a técnica. Ele falou ainda sobre a base da Programação Neurolinguística (PNL) como meio de acelerar resultados.

A realização do evento foi viabilizada por meio da parceria entre o Cifs e a FTC Feira de Santana, “pioneira em educação superior na cidade e região e sempre comprometida com a formação integral do cidadão”, conforme afirmou a diretora adjunta, professora Marcly Amorim Pizzani. Defendendo a ideia de que o aprendizado só tem sentido se aplicado, ela falou da importância das parcerias e enfatizou que ações de responsabilidade social estão no DNA da faculdade.

“Nosso compromisso maior é sair dos muros e ir para as ruas através de projetos de extensão”, disse a diretora da Instituição, após a exibição de um vídeo mostrando a estrutura da FTC Feira de Santana, bem como das outras unidades que compõem a rede, nas cidades de Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista, Jequié e Juazeiro, na Bahia; Petrolina e Recife, em Pernambuco, e São Paulo (SP). A FTC completa 19 anos de fundação este ano.

A importância do Café com Palestra foi destacada também pelo presidente do Cifs, André Régis, que reforçou a ideia de ampliar as relações com a Instituição. Já o coordenador do Comitê de RH da entidade, Arlindo Marques, usou a expressão “unidos somos mais fortes” para definir o grau de comprometimento de ações e eventos realizados conjuntamente. Em sua avaliação, o resultado é sempre mais abrangente quando há parcerias conscientes.

Presentes ainda ao evento, que começou com um café da manhã, a gerente de Relações com o Mercado do Centro das Indústrias, Joseane Nunes; o gerente regional da FIEB, Antônio Luís; representantes do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura Municipal, estudantes, docentes e gestores, especialmente da área de Recursos Humanos, de várias empresas, inclusive da FTC. O encontro reuniu também empresários e técnicos dos mais variados segmentos, na sede do Cifs, no Centro Industrial Subaé, bairro Tomba.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade