Feira de Santana

Feira tem 216 mil consumidores inadimplentes, diz Serasa Experian

De hoje até sexta-feira (23) uma carreta itinerante está estacionada na Praça da Matriz, oferecendo diversos serviços, como consulta ao CPF, entre outros.

20/02/2018 às 16h33, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Feira de Santana possui atualmente 216 mil pessoas inadimplentes, o que corresponde a 49% da população adulta. A informação é da especialista da Serasa Consumidor, Amanda Raposo, que participa até a próxima sexta-feira (23) da ação social promovida pela carreta itinerante da Serasa Experian, na Praça Monsenhor Renato Galvão (Praça da Matriz), das 8h às 18h.

O projeto oferece diversos serviços gratuitos aos consumidores em situação de inadimplência e é realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

A dona de casa Edna Santana foi uma das beneficiadas pelo projeto na manhã de hoje. Ele elogiou o atendimento na carreta. “Cheguei e fui atendida em menos de dez minutos. Tomei conhecimento da carreta através do celular. Recebi uma mensagem, me convidando que teria aqui uma carreta do dia 20 ao 23”, afirmou Edna, que consultou um débito referente a um cartão de crédito.

Já o representante comercial Nivaldo da Silva foi até o local para limpar o seu histórico de consultas aos órgãos de proteção de crédito. “Vim buscar um serviço de exclusão de dados. Porque eles ficam armazenando informações na base de dados e para efeito de avaliação de crédito isso é ruim. Então vim pedir que excluam as consultas que eu fiz anteriormente para que minha base de dados fique limpa e eu possa buscar crédito junto ao comércio. Em dez dias, as informações que estão hoje serão limpas”, explicou.

Segundo Amanda Raposo, no país já são 61 milhões de brasileiros inadimplentes. Os números representam 40% da população adulta. E a carreta itinerante da Serasa, além de facilitar o acesso do consumidor à sua situação financeira, busca conscientizar e levar educação financeira pelas cidades. “É um índice alto, mas é uma realidade de todo o Brasil”, disse.

A especialista informa que a Serasa atua em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). No entanto, possui sua própria base de dados, e é importante que as pessoas consultem os dois órgãos de proteção ao crédito.

“Ás vezes, a pessoa tem uma negativação aqui, que não está lá, então é sempre importante fazer a consulta nos dois lugares. Aqui o consumidor pode fazer a consulta completa do CPF e ver se há dívidas com instituição financeira, com o varejo, qual o valor da dívida, se tem protestos e ações judiciais contra ela. Ele também consegue consultar o Serasa Score, que é uma pontuação de crédito muito usada pelas empresas na hora de conceder crédito. Então a gente vai dar toda a orientação sobre o porque a pontuação dele está daquela forma e o que fazer para melhorá-la”, esclareceu Raposo.

O consumidor que se dirigir até a carreta itinerante pode também, segundo a especialista, abrir o cadastro positivo de forma gratuita. “É um direito do consumidor. A gente o orienta ainda a procurar a plataforma Limpa Nome Online no site do Serasa Consumidor, onde tem vários parceiros negociando, ou até mesmo ir pra o mercado renegociar com a própria empresa”.

Ela explicou ainda que de acordo com pesquisas, em muitas situações as pessoas ficam endividas por conta de situações inesperadas da vida. “Muitas vezes é uma situação que a pessoa está vivendo no momento, como desemprego, doença na família, alguma coisa pontual. E é por isso que a gente até indica abrir o cadastro positivo, porque com todo o histórico, a gente vê que é um momento que a pessoa está passando e vê que ela é uma pessoa boa pagadora”.

Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade