Feira de Santana

SMT realiza intervenções nas avenidas Artêmia Pires e Nóide Cerqueira

A mudança na Artêmia Pires conseguiu desviar grande parte do fluxo da Avenida Eduardo Fróes da Mota, o Anel de Contorno, reduzindo os transtornos causados pela grande movimentação de veículos no local.

19/02/2018 às 18h42, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), realizou recentemente intervenções na Avenida Artêmia Pires com a implantação de pista dupla com barreira física central (canteiro) que disciplina o trânsito em horários de pico e melhora o fluxo na via, levando maior segurança para condutores e pedestres.

A rotina no trecho nas imediações dos condomínios Viva Mais Master e Parque Flora, segundo condutores de veículos, era marcada por acidentes, ultrapassagens, conversões ou retornos irregulares, além das longas filas de congestionamento.

“É visível que o trânsito melhorou aqui. Percebemos que as pessoas [condutores] estão em fase de adaptação. Os acidentes que ocorriam diariamente diminuíram”, afirma Fabiano Fonseca Bernardes, advogado e morador de um dos condomínios da região.

Técnicos do setor de Engenharia de Tráfego e do Departamento de Operações da SMT realizaram estudos que apontaram a real necessidade de sinalização vertical e horizontal, introdução de conjunto semafórico e criação de faixas de segurança específicas no cruzamento da Artêmia Pires com a Rua Fernando Pinto, via responsável por ligar este trecho à Avenida Nóide Cerqueira.

A mudança conseguiu desviar grande parte do fluxo da Avenida Eduardo Fróes da Mota, o Anel de Contorno, reduzindo os transtornos causados pela grande movimentação de veículos no local.

Os condutores, agora, têm como opção trafegarem nos dois sentidos da Avenida Artêmia Pires – cada sentido de circulação possui pista própria – e realizar conversões com segurança à esquerda e à direita através do cruzamento.

Para o vice-presidente da Associação de Moradores e Amigos de Condomínios do SIM (AMACS) e morador do condomínio Ilha de Bali, Roque Ramos Filho, o trânsito tem fluido mais e facilitado a saída de moradores para ir ao trabalho e, principalmente, levar crianças à escola.

“Melhorou 80%! Não ficamos mais parados em congestionamentos que já chegaram a ter aproximadamente seis quilômetros", relata.

Reprogramação de retornos na Nóide Cerqueira

Outra importante mudança realizada pela SMT foi o reordenamento de retornos na Avenida Nóide Cerqueira. O superintendente municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, explica que o motivo maior da reprogramação é preservar vidas em uma via com trânsito excessivo de veículos, pois interliga, em dois sentidos, a cidade à BR-324.

“Construímos, 400 metros à frente do retorno que foi fechado nas imediações do Barracão de Fogos Santo Antônio, uma nova opção de acesso rápida e segura à Avenida Nóide Cerqueira no sentido Centro”, explica o titular da pasta do Trânsito.

O novo retorno também garante tanto o acesso mais seguro de condutores de veículos à via quanto para quem pretende realizar conversão à direita, no sentido Avenida Artêmia Pires, através da Rua Fernando Pinto, ou ainda se deslocar pelo bairro SIM seguindo na Rua Mário Taboa.

“Instalamos placas de sinalização de trânsito verticais, horizontais e aéreas, a exemplo da que adverte o motorista a manter distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicletas [art.201 do Código de Trânsito], bem como faixas horizontais de segurança para travessias de pedestres e ciclistas”.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade