Feira de Santana

Com foco na violência, Campanha da Fraternidade é lançada com missa em Feira de Santana

O arcebispo Dom Zanoni de Castro afirmou que o período da campanha é o tempo quaresmal, mas destacou que há algo muito significativo para a igreja, que se torna um tema para todo o ano.

15/02/2018 às 08h27, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

A campanha da Fraternidade 2018 foi lançada nesta quarta-feira (14) na Catedral Metropolitana em Feira de Santana, com o tema Fraternidade e Superação da Violência. O arcebispo Dom Zanoni de Castro afirmou que o período da campanha é o tempo quaresmal, mas destacou que há algo muito significativo para a igreja, que se torna um tema para todo o ano.

“A igreja tem sempre presente a realidade concreta, a vida das pessoas e esta é a situação complexa em que vivemos, onde todos enfrentamos e estamos sujeitos a violência. A realidade da violência que atinge as famílias, as grandes e pequenas cidades, ricos e pobres. Há um egoísmo, o fechamento humano, que gera a violência e esse tema é propício para refletirmos. A igreja propõe como reflexão desse tema nos momentos das celebrações, nos encontros das famílias, nas reflexões bíblicas, momentos pastorais e em todos os espaços”, afirmou.

De acordo com Dom Zanoni, o período da Quaresma propõe aos fiéis uma mudança de vida, de reintegração da vida, dos costumes, da maneira de pensar e ser, tendo presente a realização do projeto de Deus. Ele destaca que para um mundo de paz, sem violência e sem morte é necessário mudança e empenho das pessoas.

“Somos pecadores, limitados e por isso que nós começamos com a imposição das cinzas para relembrar a fragilidade, a fraqueza e nossos pecados, mas não na perspectiva de fechar, mas de crescer no conhecimento de Jesus”, afirmou.

Jejum, esmola e oração

O arcebispo Dom Zanoni destacou que no período da Quaresma somos chamados a aprofundar o nosso relacionamento com Deus e deixar Deus falar.

“Somos chamados a perceber nossa identidade, quem somos, para termos consciência das nossas limitações, defeitos e pecados para redirecionar e equilibrar nossa personalidade. A espiritualidade cristã passa pela preocupação com o outro, por isso a grande ênfase nessa campanha da fraternidade é com os pobres”, disse.

Segundo Dom Zanoni, o jejum é importante na reorientação alimentar das pessoas e, sobretudo, na expectativa bíblica é uma dimensão de harmonia, de reintegrar e o esforço de superar o egoísmo e a busca da satisfação pessoal.

“O jejum que a igreja é chamada a fazer é para evitar desperdícios, evitar bebedeiras. O jejum verdadeiro que agrada a Deus é a preocupação com os pobres, com as pessoas. Se eu renuncio comer exageradamente, devo destinar as pessoas que mais precisam”, destacou.

O aposentado Valtércio dos Anjos Silva acompanhou a missa que marcou o lançamento da campanha da Fraternidade este ano em Feira de Santana. Ele afirma que a quaresma é o ponto fundamental para o católico. “É o início dos 40 dias em que Jesus passa no deserto, então nessa evolução, vamos sempre acompanhando com fé, dedicação, amor ao próximo, determinação e alegria no coração. Isso significa minha transformação como cristão, como homem de bem”, afirmou.

Para Maria José Teles Brito, a Quaresma é um momento de conversão, mudança de vida. “É isso que significa para os cristãos que acreditam em Deus. É tempo de misericórdia, de caridade, de fraternidade. Faço o jejum durante o ano, especialmente no período da Quaresma. Há mais de 30 anos que acompanho as missas e significa muita coisa. Deus é tudo pra mim”, salientou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

Avenida Maria Quitéria

Feira de Santana

Moradores da Avenida Maria Quitéria reclamam de insegurança e focos de dengue em terreno baldio

O professor Ayrton Araújo, que reside nas imediações há mais de 40 anos, conversou com o Acorda Cidade e explicou...

24/04/2024 às 15h25

Missa do AAPC

Feira de Santana

Missa celebra os 22 anos de fundação da Associação de Apoio a Pessoa com Câncer de Feira de Santana

Cerca de 2.500 pacientes são acompanhados na AAPC.

24/04/2024 às 12h45

Animais resgatados

Feira de Santana

Prefeito Colbert Martins anuncia contrato para castração de animais de rua e possibilidade de implantação de uma clínica PET

Ele destacou sobre os resultados da Micareta 2024, entre eles o sucesso do Espaço PET que foi implantado na Avenida...

24/04/2024 às 12h44

image

Rádio acorda cidade