Beleza

Cronograma capilar: 4 motivos para você adotar a rotina que recupera cabelos danificados

O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo e envolve três tratamentos específicos: hidratação, nutrição e reconstrução

09/02/2018 às 07h56, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Certamente, você já ouviu falar sobre cronograma capilar em algum momento. Esse termo, embora muito comentado, ainda gera algumas dúvidas quando o assunto é saúde capilar. Por isso, apresentamos a você quatro motivos para adotar essa rotina de cuidados com os cabelos.

Mas, em primeiro lugar, é importante destacar que o cronograma capilar é uma agenda de cuidados com o objetivo de repor água, lipídios, massa capilar e outros nutrientes essenciais que os cabelos perdem diariamente devido a ação de agentes externos, como poluição, exposição à luz solar, uso excessivo de prancha, secador e modelador de cachos, umidade e procedimentos químicos.

O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo e envolve três tratamentos específicos: hidratação, nutrição e reconstrução, que devem ser intercalados dentro de um intervalo de 48 horas por um tempo estabelecido, conforme a necessidade dos seus fios. Para simplificar, vamos considerar o período de um mês para organizar o cronograma capilar:

Primeira semana: Hidratação – Nutrição – Reconstrução

Segunda semana: Nutrição – Hidratação – Nutrição

Terceira semana: Hidratação – Nutrição – Reconstrução

Quarta semana: Hidratação – Reconstrução – Nutrição

Seguindo essa rotina de cuidados e intercalando os tratamentos dentro do período estabelecido, os cabelos terão sua saúde restaurada. Agora, confira quatro bons motivos para você incluir o cronograma capilar na sua vida:

1 – Seguir um cronograma capilar livra seus fios do ressecamento

O ressecamento capilar é um problema muito comum que atinge todos os tipos de fio. Além dos fatores externos que provocam o ressecamento dos cabelos, quando o pH é alterado por alguma disfunção, as cutículas são abertas e, com isso, perdemos água e nutrientes.

Nessa hora, recorrer à etapa de hidratação do cronograma capilar ajudará a repor água e vitaminas, garantindo que o ressecamento fique bem longe dos cabelos. Uma boa máscara de hidratação deve contar com D-Pantenol, Óleo de Coco, Babosa, Aminoácidos Funcionais e outros componentes capazes de garantir hidratação profunda aos fios.

2 – Seguir um cronograma capilar devolve o brilho dos seus cabelos

Cabelos ressecados fatalmente perdem o brilho. Além disso, vale lembrar que os cabelos cacheados e crespos possuem tendência natural ao ressecamento, pois a curvatura dos fios impede que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue às pontas, tornando os fios opacos.

Nesse momento, a etapa de nutrição do cronograma capilar é a mais indicada para repor lipídios e a oleosidade necessária dos cabelos, reduzindo o frizz e as pontas duplas e garantindo emoliência aos fios. A máscara de nutrição ideal é aquela que contém óleos vegetais e manteigas, como Manteiga de Karité, Azeite de Oliva, Óleo de Argan, Óleo de Abacate e outros ativos de ação semelhante.

3 – Seguir um cronograma capilar repõe a massa capilar

Ao sentir os cabelos quebradiços, finos e porosos devido, principalmente, às ações químicas, o melhor caminho para a restauração da fibra capilar é a etapa de reconstrução do cronograma capilar. A reconstrução age na reposição de proteína aos fios, especialmente queratina. Por isso, um bom creme de reconstrução conta com colágeno, creatina, arginina, queratina e outros ativos.

Por ser a etapa mais potente do cronograma capilar, a reconstrução deve ser feita com base na real necessidade do cabelo, ou seja, apenas fios extremamente danificados e elásticos que precisam recuperar toda a massa capilar perdida devem passar pela reconstrução capilar semanalmente. Do contrário, a cada 15 dias é o período mais indicado.

4 – Seguir um cronograma capilar mantém sua saúde capilar em dia

Por fim, o quarto bom motivo para adotar um cronograma capilar é garantir que a saúde capilar sempre esteja em dia. Mesmo com a ação dos fatores que danificam os fios, manter hidratações, nutrições e reconstruções frequentes ajudará a repor todos os nutrientes necessários para manter os fios livres de ressecamento, frizz, opacidade e quebra. Consequentemente, vale lembrar que os cabelos saudáveis crescem mais rápido, são mais bonitos e valorizam ainda mais o visual. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade