Cultura

Lavagem de São Gonçalo dos Campos reúne cerca de 6 mil pessoas

O prefeito Carlos Germano destacou a importância de manter esta importante tradição na cidade.

20/01/2018 às 11h51, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

“Essa tradição tem que permanecer para não acabar mais nunca. Porque, se não tiver a lavagem São Gonçalo dos Campos não tem nada”. Este foi o depoimento de dona Zilda Moreira Araújo, 79 anos, coordenadora das baianas da Rua do estádio. Ela e outras baianas da cidade abrilhantaram o cortejo da tradicional Lavagem de São Gonçalo de Amarante, nesta quinta-feira, 18 de janeiro de 2018.

Segundo a estatística da Policia Militar, a festa reuniu cerca de 6 mil pessoas. A comunidade, turistas e políticos prestigiaram o evento que marca o início dos festejos populares em louvor ao padroeiro São Gonçalo do Amarante. O cortejo saiu da Rua do Estádio Municipal Francisco Gonçalves e foi animado pela banda de percussão e sopro com integrantes da Filarmônica Lira Musical Sangonçalense. A Lavagem percorreu as principais ruas da cidade, foi até a fonte da Gameleira e se concentrou em frente à Igreja Matriz. O evento é organizado pela prefeitura municipal de São Gonçalo dos Campos e para isso conta com uma comissão que tem como presidente o prefeito Carlos Germano e Gabriel Soares (vice-presidente).

O prefeito Carlos Germano destacou a importância de manter esta importante tradição na cidade. “Este ano decidimos valorizar e investir nos artistas da terra. Nossa comissão entendeu que o país continua passando por um momento delicado e não podemos gastar o dinheiro com grandes atrações. Investimos em segurança e na estrutura do evento que começou muito bem. Só tenho que agradecer o carinho e ao povo que neste primeiro dia marcou presença. Estou me sentindo revigorado”, disse Carlos Germano.

A programação cultural segue até sábado, 20, com desfile de blocos e atrações musicais.

A parte religiosa da festa em louvor ao padroeiro São Gonçalo de Amarante teve início dia 11 de janeiro e segue até o dia 21.

Programação religiosa:

Nesta sexta-feira, 19, às 19h, acontece o último dia da novena realizada na Igreja Matriz, com o tema : Como discípulos missionários, somos enviados por Jesus para evangelizar.

20/01 (Sábado) – Solenidade de Nossa Senhora do Amparo

Horário: 20h

Homenageados: Devotos de Nossa Senhora e visitantes.

21/01 (Domingo) – Solenidade de São Gonçalo

Alvorada: 05h

Missa Solene: 09h

Procissão: 17h

 

Festa de São Gonçalo de Amarante – 2018*

Programação Cultural:

 

*Dia 19/01 Sexta-Feira 14:00hs*

 

-Bloco Amigos da Sofrência

-Bloco do Bahia

 

*A noite shows com as bandas Nel Kybolle, Paulinho sucesso e outras atrações na Praça Cazuza Machado, a partir das 21:00hs*

 

*Dia 20/01 Sábado 14:00hs*

 

-Bloco Berimbalada

-Bloco Songas Light

-Bloco Caminhada do Samba

-Bloco As Caçadoras

-Bloco Caça Ema

-Bloco As Barangas

-Bloco do Vitoria

-Bloco As Vingadoras

-Bloco Amigos da Lira

-Bloco Caminhada Rubro Negra

 

*A noite apresentação das bandas Pagode do Segredo, Lágrima do Sol e Mano Val na Praça Cazuza Machado, a partir das 21:30hs*

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade