Variedades

Como evitar os acidentes domésticos mais comuns?

Além das crianças, os idosos e adultos também podem sofrer as consequências.

18/01/2018 às 09h24, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Acidentes domésticos graves são mais comuns do que imaginamos. Segundo o Ministério da Saúde, este tipo de incidente acarreta mais de 11 mil internações de crianças ao ano, levando algumas ao óbito. Além das crianças, os idosos e adultos também podem sofrer as consequências, e por isso é essencial manter o ambiente o mais seguro possível.

Torne a casa um ambiente mais seguro

Escorregões, quedas, tropeções, choques, cortes, ingestão acidental de substâncias químicas e perfurações estão entre alguns dos acidentes caseiros mais comuns. Porém é possível prevení-los com medidas bastante simples.

Instale corrimões nas escadas, minimizando a possibilidade de quedas na subida e descida. Verifique a condição dos pisos da casa e substitua ou conserte aqueles que estejam soltos, quebrados, rachados. Ainda em relação aos pisos, cuidado com o chão molhado, pois pode ocasionar escorregões e desencadear incidentes bastante graves.

As janelas, varandas e sacadas de residências com crianças devem ser equipadas com grades ou telas de proteção, e os móveis devem ser afastados das janelas. Proteja as quinas de cômodas, mesas e outras peças utilizando feltro.

Adquira apenas tapetes antiderrapantes, principalmente em casas com pisos lisos. Produtos de limpeza, objetos que quebram facilmente e podem deixar cacos, fósforos e isqueiros devem ficar bem longe do alcance das crianças. Feche os medicamentos em armários com chave ou mantenha a caixa de remédios sempre trancada. Tesouras, lâminas de barbear, secadores e pranchas de cabelo também devem ser bem guardados.

Compre botijão de gás apenas de revendas autorizadas, evitando assim o uso de gás adulterado, o que pode causar graves acidentes. Antes de sair de casa, verifique se todos os queimadores do fogão estão desligados. Ao sinal de vazamento, abra todas as janelas e portas da casa, não acenda nenhuma luz e acione imediatamente o Corpo de Bombeiros.

Benjamins ou extensões podem causar sobrecarga elétrica e provocar incêndios. Prefira ligar o equipamento direto na tomada.

Em caso de ocorrência de acidente doméstico procure imediatamente um pronto-socorro. Não medique a pessoa por conta própria.  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade