Culinária

Como fazer Bolo de Abóbora com calda de brigadeiro

Frutas, vegetais e sementes têm o poder de deixar o tradicional bolo muito mais rico e saboroso.

16/01/2018 às 09h24, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Cozinhar em casa é uma excelente oportunidade para melhorar a qualidade da alimentação. Afinal é possível controlar a quantidade de açúcar, sal e gorduras. Esta ideia foi sugerida pela última edição do Guia Alimentar para a População Brasileira (2014), publicado pelo Ministério da Saúde. O bolo é um bom exemplo de preparação tradicional e caseira que pode ser muito nutritiva e fazer parte do café da manhã ou lanches intermediários, como explica Aretha Magalhães, nutricionista da Equilibrium, consultoria de nutrição da Finna.

Além de farinha de trigo como base, o bolo pode receber outros ingredientes como abóbora, cenoura, milho, laranja, coco, maçã e banana, que ajudam a aumentar valor nutritivo. “Incluir frutas e vegetais no bolo agregam as vitaminas, minerais e fibras presentes naturalmente nesses alimentos. Castanhas, sementes e frutas secas também complementam a carga nutritiva e deixam a receita muito mais gostosa”, ressalta Aretha.

Confira as dicas de ingredientes para deixar seu bolo muito mais nutritivo. Veja também como fazer um delicioso bolo de abóbora. 

Vegetais e frutas: ricos em vitaminas e minerais também fornecem fibras, importantes para regular o funcionamento do intestino, além de dar a sensação de saciedade;

Castanha-do-Pará, castanha-de-caju e nozes: são fontes de gorduras boas, vitamina E e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Frutas secas (uva passa, ameixa seca, damasco): ajudam a adoçar o bolo de forma natural e são fontes de fibras.

Sementes de linhaça ou chia: fornecem fibras (importantes na regulação do trânsito intestinal e redução de colesterol) e ômega-3 (gordura essencial para o bom funcionamento do corpo, protegendo o organismo contra o envelhecimento precoce).

Cacau: é uma excelente alternativa para substituir o achocolatado. A receita fica mais nutritiva porque o cacau não leva açúcar e é rico em um antioxidante conhecido como flavonoide, que auxilia na prevenção de doenças do coração.

Ingredientes do bolo

3 xícaras de abóbora picada

4 ovos

1 xícara de óleo

2 xícaras de açúcar

2 xícaras de Farinha de Trigo Finna com fermento

Como fazer:

Passo 1 – Preaqueça o forno a 180°C. Depois unte uma assadeira retangular ou redonda com margarina e polvilhe-a com farinha. Descasque a abóbora e corte-as em pedaços pequenos.

Passo 2 – No liquidificador, junte o óleo, os ovos, o açúcar e os pedaços abóbora. Bata até obter um creme liso. Em uma tigela grande, coloque o creme de abóbora batido. Com uma colher, adicione a farinha de trigo aos poucos. Misture bem.

Passo 3 – Na fôrma untada, despeje a massa e leve ao forno preaquecido para assar por, aproximadamente, 40 minutos ou até que esteja assado. Para verificar o ponto do bolo, espete um palito na massa. Se sair limpo, está pronto. Retire o bolo do forno e cubra com a calda quente.

Calda de chocolate

Ingredientes

1 lata de leite condensado

200g de margarina Puro Sabor

5 colheres de achocolatado ou cacau em pó

Modo de preparo:

– Em uma panela, coloque todos os ingredientes. Leve ao fogo baixo, misturando sempre até começar a desgrudar do fundo da panela. Coloque em cima do bolo ainda quente. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade