Feira de Santana

Bancos têm obrigação de disponibilizar funcionários no autoatendimento, diz diretor do Procon

No autoatendimento todas as agências bancárias devem ter segurança, todas as máquinas funcionando perfeitamente, as máquinas com dinheiro e funcionários para orientar o consumidor.

12/01/2018 às 16h32, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Vários clientes, ouvintes e internautas entram diariamente em contato com o Acorda Cidade para reclamar da falta de auxiliares bancários no autoatendimento dos bancos. Muitas pessoas têm dificuldade de realizar algumas transações, entre elas pessoas idosas, que acabam pedindo ajuda a pessoas estranhas e passam por alguns problemas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

É comum ver nas filas do autoatendimento bancário alguém com dificuldade de acesso aos caixas e nenhum funcionário prestando o serviço de ajuda. Sobre isso, o diretor de orientação do Procon de Feira de Santana, Jorge Marques, esclareceu que é obrigação dos bancos disponibilizar funcionários para ajudar os clientes no autoatendimento. De acordo com ele, no autoatendimento todas as agências bancárias devem ter segurança, todas as máquinas funcionando perfeitamente, as máquinas com dinheiro e funcionários para orientar o consumidor.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade


“Quando o cliente entrar em uma agência bancária para fazer um serviço e procurar o atendente para pedir uma orientação e não encontrar, poderá procurar o gerente do banco e também poderá procurar o Procon para fazer um termo de denúncia informando que tal agência bancária no momento que ele adentrou ao banco não tinha nenhum funcionário para ajudar. O Procon fiscaliza constantemente bancos, fiscaliza, notifica com multas e os bancos não resolvem o problemas. Preferem pagar as multas do que resolvê-los”, afirmou.

Jorge Marques explicou que recentemente houve fiscalização e notificações do Procon nos bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Sobre a espera do atendimento de 15 minutos, ele salientou que os bancos corriqueiramente excedem esse prazo. As multas do Procon em relação ao atendimento dos bancos podem variar de R$300 até 6 milhões de reais. A sede do Procon em Feira de Santana, foi inclusive comprada com o dinheiro da arrecadação das multas.

“Referente a lei dos 15 minutos, o consumidor quando adentrar ao banco, pegar a sua senha e quando for atendido deve pedir ao caixa para colocar o horário do atendimento mecanizado. Se não tiver no sistema na máquina, pedir para carimbar, assinar e vir ao Procon. Abrir um termo de denúncia porque isso vira uma notificação com a multa cautelar. Referente a outros assuntos poderá procurar o gerente da agência, caso não resolva, aí sim vem ao Procon para abrir o processo contra a agência bancária”, ressaltou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade