Feira de Santana

Secretário confirma fraude no Bolsa Família de Feira de Santana

Segundo ele, desde que assumiu a secretaria, em 2013, já havia indícios de irregularidades não só em Feira de Santana, mas em todo o Brasil.

12/01/2018 às 10h37, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Está confirmado que houve fraude no Bolsa Família em Feira de Santana. A informação é do secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, que identificou a participação de alguns servidores públicos municipais. Segundo ele, desde que assumiu a secretaria, em 2013, já havia indícios de irregularidades não só em Feira de Santana, mas em todo o Brasil.

“Sabendo desses indícios, entramos aqui com o olho aberto e tentando fazer um pente fino para identificar possíveis casos que estivessem fora do perfil. Identificamos alguns e como o programa é federal, nosso papel é informar para que o governo federal faça o bloqueio e isso foi feito. Como nós divulgamos muito que estávamos investigando e buscando casos, muita gente não voltou para fazer o cadastro”, informou.

De acordo com Ildes Ferreira, a estimativa é que em Feira de Santana 5 mil cadastros irregulares foram retirados do programa, mas pouco mais de 400 foram identificados. “Os outros saíram antes da gente descobrir. Na hora de fazer o cadastro a gente estava com o olho mais aberto e também começamos a procurar possíveis irregularidades. Os funcionários foram identificados e os nomes foram encaminhados para o Ministério”, disse.

O secretário ainda fez críticas ao programa, que, segundo ele, não bem concebido. “O programa é auto declaratório, se chega alguém para fazer a inscrição e tem documento de renda, está resolvido. Mas se ele não tem documento de renda, tem grande chance de enganar os técnicos. Isso ocorre em todo o Brasil, não apenas em Feira. Acredito que o programa precisa ser revisto”, opinou.

Leia também: Bolsa Família: problema em cadastro bloqueia ou cancela 2 milhões de benefícios

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade