Saúde

Descubra as causas mais comuns de alergia de pele

De bijuterias a insetos, veja o que pode desencadear um processo alérgico

10/01/2018 às 09h34, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Irritação na pele, manchas avermelhadas, coceira e queimação: estes sintomas são os principais quando se pensa em alergias. De acordo com dados da OMS, aproximadamente 35% da população brasileira sofre com esse problema, sendo as mais comuns as de pele. Elas podem ser causadas por reações a alimentos, poeira, picadas de inseto, medicamentos e animais.

Identificar o material alergênico pode ser bastante complicado, já que nem sempre temos consciência da presença de certas substâncias em objetos que usamos cotidianamente. Por isso, enquanto a causa do problema não é identificada, devem ser tomadas medidas para amenizar os sintomas, como optar por produtos neutros (sabão e cremes, por exemplo) e fazer uso de um medicamento antialérgico.

Para ajudar você a identificar a causa de reações alérgicas e em quais produtos a substância causadora está, conheça os tipos mais frequentes de materiais desencadeadores de alergia e os principais locais em que são encontrados:

Níquel
Metal presente em brincos, correntes, pulseiras, pingentes, piercings, relógio, cintos, armação de óculos, botões e zíperes. A indicação é evitar acessórios dos quais não se têm muito informação sobre a origem e material utilizado específico. Prefira as joias, feitas de materiais mais nobres como ouro e prata e que muitas vezes acompanham um certificado de autenticidade e garantia.

Látex
Material presente em luvas, preservativos, roupas, bolas e faixas para cabelo. A alergia a esse produto pode causar vermelhidão, vômitos e dificuldade na respiração.

Perfume e Fragrância
Fragrâncias são as causas mais comuns de alergia de pele. Nesta categoria estão inclusos sabonetes, lenços umedecidos, produtos de limpeza doméstica, shampoos e loções corporais. Evite passar perfume nos cabelos, pois o couro cabeludo é uma área fácil de irritar e dar as alergias.

Cosméticos
Além dos componentes da fórmula, é necessário prestar atenção na data de vencimento dos cosméticos e evitar comprar produtos de má qualidade, pois esses fatores podem tornar as reações ainda mais severas. Esmaltes costumam dar problema entre as mulheres, pois isso, já há no mercado os hipoalergênicos.

Protetores solares
Alguns protetores solares possuem componentes químicos que podem se alterar quando ficam expostos ao Sol. Por isso, é importante verificar a fórmula e ter sempre a indicação de um médico sobre a marca e tipo que devem ser usados.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade