Feira de Santana

Policlínicas e UPA da Mangabeira realizaram quase um milhão de atendimentos em 2017

Os números equivalem a uma média de acolhimentos que passa de 2,5 mil por dia.

08/01/2018 às 18h58, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta segunda-feira (8), os números de atendimentos realizados pelas policlínicas da cidade de Feira de Santana e na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) localizada no bairro Mangabeira.

Segundo os dados, no período de janeiro a novembro de 2017, as unidades prestaram 855.923 atendimentos. Se contabilizando os atendimentos de dezembro, que ainda estão sendo consolidados, estimam que até o dia 31 de dezembro o número de pessoas atendidas nestas unidades se aproxime de um milhão.

Segundo técnicos da Secretaria da Saúde, nestas unidades, os números equivalem a uma média de acolhimentos que passa de 2,5 mil por dia.

Foto: Secom/PMFS

Segundo a secretária Denise Mascarenhas, por meio das suas policlínicas, o Município vem prestando um atendimento eficiente nas emergências. “Quando a equipe percebe que a situação não está no perfil definido de atendimento na unidade, busca-se imediatamente a regulação para uma unidade onde o paciente receba o serviço adequado para o seu problema”.

Neste ano, a policlínica que fez o maior número de atendimentos foi a Dr. José Monteiro Pirajá, no Tomba, com 142.954, que correspondem a 16,7% de toda a demanda desta rede. A unidade é referência para todos os bairros localizados na zona sul e outros mais próximos do centro. Daí a grande demanda. Daquele total, 105 pacientes precisaram ser transferidos.

"Aproximadamente 0,1% dos pacientes atendidos nas oito policlínicas do município e na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) localizada no bairro Mangabeira foram transferidos para hospitais da rede pública em Feira de Santana. Esse percentual corresponde a transferência de apenas um paciente por cada grupo de mil pessoas assistidas nas unidades municipais.Este número, que faz parte de uma ampla estatística elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde no período de janeiro a novembro de 2017, traz à luz uma realidade: unidades públicas de atendimento de média e alta complexidade como o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), ao contrário do que se especula, não são sobrecarregadas por pacientes transferidos das policlínicas e da UPA vinculadas a Prefeitura de Feira de Santana", diz a Prefeitura de Feira de Santana por meio da Secretaria Municipal de Comunicação. 

O HGCA

A direção do HGCA discorda da afirmação e diz que o número de pacientes encaminhados para a o hospital é muito maior que o divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, e que portanto, na prática, a interpretação dos números não condiz com a realidade.

Atendimentos de janeiro a novembro 2017

Policlínica do Tomba – 142.954

Policlínica Rua Nova – 134.826

Policlínica Parque Ipê – 126.460

Policlínica George Américo – 123.563

Policlínica Feira X – 122.974

UPA Mangabeira – 118.624

Policlínica Humildes – 43.351

Policlínica Maria Quitéria – 43.171

Total – 855.923 (até novembro)

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade