Acorda Cidade - Dilton Coutinho

17 de Julho de 2018
Dólar: R$ 3,68 Euro: R$ 4,34
19º 28º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Polícia

Todas as notícias
Publicado em 27/12/2017 17h58.

SSP registra queda em número de roubos a ônibus, bancos e veículos na Bahia

Os números parciais até 25 de dezembro foram apresentados na manhã desta quarta-feira (27), no Centro de Operações de Inteligência – 2 de Julho.

Acorda Cidade

Os crimes contra o patrimônio, considerados os responsáveis por diminuir a sensação de segurança na população, estão entre as principais diminuições de 2017. Em todo o estado, os números de assalto a ônibus, banco e veículos sofreram quedas substanciais em relação à 2016. Os números parciais até 25 de dezembro foram apresentados na manhã desta quarta-feira (27), no Centro de Operações de Inteligência – 2 de Julho.

Dados indicam que o percentual de veículos coletivos caiu 2,1% entre o ano passado e este ano, saindo de 2.620 para 2.565. Já o número de roubo a bancos saiu de 115 para 106 neste ano, uma variação de -7,8%, entre tentadas e consumadas. Já o número de roubo a carro caiu 7,9% (6.140 casos em 2016 contra 5.652 em 2017) e furto, -4,8% (1.618 ante 1.540).

“Esses índices não representam só números frios. Eles indicam os esforços dos nossos profissionais da segurança, de nossas operações, bem como de todo o investimento e tecnologia que nós temos feito ao longo dos últimos anos”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Meta de 2017, redução de CVLIs no interior foi de 8,8%

Na Bahia, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte – também tiveram queda em comparação com o ano passado. Enquanto 2016 foram contabilizadas 6.563 mortes, este ano, no estado, o índice baixou para 6.200, representando a preservação de 363 vidas. O maior destaque foi registrado no interior do estado, onde os crimes violentos tiveram baixa de 8,8%. A RMS também teve queda de 1,3%.

“Essa foi a nossa principal meta para 2017, reduzir os índices de crimes violentos no interior do estado e na RMS, regiões que no ano passado fecharam em alta”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Em Salvador, que apresentou reduções consecutivas nos últimos anos, o índice de CVLI foi considerado estável, sendo registrado um acréscimo de 2,77%, 37 casos a mais que o ano passado.

Segundo o secretário, o grande desafio continua sendo o combate à atuação das quadrilhas de tráfico de drogas, principais responsáveis por cerca de 70% dos CVLIs cometidos no estado. “Enquanto o Brasil não tiver um Plano Nacional de Segurança Pública que combata na nascente a entrada de drogas e armas no país, as quadrilhas vão continuar tendo as inserções que têm hoje em todos os estados federativos”, destacou.

Quadrilhas sofreram grandes desfalques com apreensões de drogas e armas

Mais de 16 toneladas de drogas apreendidas, aumento de 285% no número de fuzis retirados das ruas, entre outras armas de grosso calibre, foram resultados da intensificação das ações integradas das polícias Militar e Civil.

Muitas delas também tiveram a participação efetiva das Polícias Federal e Rodoviária Federal. A Força-Tarefa da SSP e a Superintendência de Inteligência, segundo o titular da SSP, também tiveram papéis predominantes para o alcance dos índices.

O ano também teve mantido em alta o número de presos em flagrantes – 20.710 no total - e de cumprimento de mandados de prisão, 3.998 casos. “O caminho para 2018 é ampliarmos as ações integradas, com troca de informações, e continuarmos transformando o modo de agir da polícia baiana”, concluiu Barbosa.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Polícia

Acusado de tráfico na Bahia é preso em São Bernardo do Campo (SP)

Tiago Freitas Rodrigues estava com mandado em aberto por tráfico e foi preso durante ação da 6ª Coorpin/It...

Polícia

9 pessoas são condenadas por fazer parte de facção liderada de dentro do Presídio de Serrinha

Conforme a denúncia do MP, as ações da facção criminosa eram comandadas por seus líderes por meio de car...

Ao menos 12 são presos na Bahia durante operação da Polícia Federal contra roubos de carga
Polícia

Ao menos 12 são presos na Bahia durante operação da Polícia Federal contra roubos de carga

Ação foi deflagrada em seis estados do país, nesta terça-feira (17). Número de prisões até agora na BA ...

Vídeo

Bandidos invadem, roubam e destroem escola em São Gonçalo dos Campos Veja mais Vídeos ›

Podcast

Médica alerta para importância de exames cardiológicos em crianças
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram