Beleza

Hoje começa o verão! Veja 5 dicas para cuidar da pele durante a estação

Período exige atenção redobrada com a pele e também na hora de se vestir e comer

21/12/2017 às 15h40, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Redação iBahia

Para a maioria dos baianos, essa é a época mais esperada do ano. Seja para curtir os dias na praia, no parque ou na piscina, a estação é bem- quista, mas exige cuidados especiais com a alimentação, cabelo e também com a pele.

Roupas e acessórios

Uma boa dica, além do filtro solar, é o uso de chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV. Evite a exposição solar entre 10 e 16 horas (horário de verão). Os óculos de sol previnem catarata e outras lesões nos olhos.

Filtro solar

Essa é a hora de usar com muita intesidade filtro solar, que deve ser aplicado diariamente. Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendados para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol (praia, piscina, pesca etc.).É importante também proteger as cicatrizes, especialmente as novas, que podem ficar escuras se expostas ao Sol. Já as antigas também devem ser protegidas, pois há risco de desenvolvimento de tumores, apesar de ser um evento raro. A proteção pode ser feita com uso de barreiras físicas como adesivos, esparadrapos ou por meio do uso de filtro solar.

As pessoas de pele negra têm uma proteção “natural”, pela maior quantidade de melanina produzida, mas não podem se esquecer da fotoproteção, pois também estão sujeitas a queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Assim como as pessoas de pele mais clara, precisam usar filtro solar, roupas e acessórios apropriados diariamente.

Hidratação

Outra dica fundamental é aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, aplicar um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele. Alguns alimentos podem ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e tem importante ação antioxidante. Ela é encontrada em frutas e em legumes de cor alaranjada ou vermelha.A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade