Fim de ano

Iluminação natalina: Coelba dá dicas de cuidados para evitar acidentes

É preciso ter atenção com a iluminação natalina para evitar acidentes e sobrecarga de energia, em empresas e residências.

10/12/2017 às 11h55, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

À medida que vai se aproximando o Natal, lojas, ruas e residências já começam a entrar no clima da festa ao colocar enfeites, pisca-piscas e outros efeitos luminosos, tanto nas fachadas quanto nos ambientes internos. Nesta época do ano, os artigos de iluminação natalina são os mais procurados pelos consumidores. No entanto, na hora da compra, os consumidores devem tomar alguns cuidados, bem como no momento de instalar e manusear esses materiais.

De acordo com a gestora da Coelba, Cleriane Rodrigues, é preciso ter atenção com a iluminação natalina para evitar acidentes e sobrecarga de energia, em empresas e residências.

“A gente deve pensar na segurança. O Natal é algo que prevê muita iluminação, muita luz, mas devemos observar alguns princípios básicos. O pisca-pisca, por exemplo, tem que ser certificado pelo Inmetro, isso é muito importante. A árvore de natal deve ter uma recomendação sobre resistência ao fogo, porque o pisca-pisca pode provocar um curto-circuito”, recomendou em entrevista ao Acorda Cidade.

Outro ponto a ser observado é o aumento do gasto com energia. “Essa iluminação vai incrementar o consumo mensal e temos que prestar atenção no tempo em que vai ficar ligada. É necessário que observe e é interessante que não fique ligada durante toda a noite pra não ter uma influência muito grande na conta”, ressalta.

Outra recomendação sobre o pisca-pisca é a potência informada na embalagem do produto, pois, de acordo com a gestora da Coelba, por menor que seja, irá incrementar o gasto com a energia, além do risco que pode oferecer. “É importante desligá-lo na hora de dormir”.

Além dos cuidados relacionados aos produtos natalinos, Cleriane Rodrigues, alertou para o uso de benjamins, mais conhecidos como T, uma vez que podem sofrer com a sobrecarga dos equipamentos.

“Às vezes, não temos a parte da instalação elétrica adequada e usamos o T para colocar várias ligações, o que também não é recomendado, para que não tenha um ponto de aquecimento. Geralmente as tomadas são preparadas apenas para ligar um equipamento. É importante observar se o T está aquecendo”, disse.

Atenção também com as crianças, que ficam encantadas com as luzes, mas não têm o conhecimento necessário para lidar com esses equipamentos. “É preciso ter cuidado quando a criança se aproxima, porque elas costumam puxar ou encostar na parte com energia”.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade