Mundo do Trabalho
Saiba como é o atendimento adequado em 8 passos
Hoje, uma empresa deve mais do que oferecer preços e facilidades, é importante conquistar o cliente.
16/11/2017 às 14h28, Por Kaio Vinícius
Acorda Cidade
Atender bem hoje é obrigação. Atender mal é um erro que pode custar o futuro de um empreendimento. Pode até mesmo parecer um exagero o que acabou de ser colocado, mas saiba que vivemos um momento em que o consumidor leva em conta o tratamento que recebe.
Prova disso são as ferramentas de reclamações online, como o Reclame Aqui, que ganham espaço avassaladoramente na vida do consumidor. Hoje, uma empresa deve mais do que oferecer preços e facilidades, é importante conquistar o cliente.
A empresa norte-americana U.S. News & World Report realizou recentemente uma pesquisa que mostra que, aproximadamente, 68% dos consumidores não retornam ou não continuam a comprar determinado produto ou serviço pelo mau atendimento e pela qualidade insatisfatória dos serviços prestados. Enfim, essa questão é fundamental, pois, caso contrário, o estabelecimento estará fadado a fechar. Mas como fazer isso em meu estabelecimento?
Veja algumas orientações sobre o tema:
- 1.Ser rápido, simpático e solícito é uma necessidade independentemente do consumidor; é fundamental cativar. O profissional deve sempre estar pronto para entender o comportamento do consumidor e seus tipos de necessidades, buscando a fidelização;
- 2.Quem atende deve conhecer a fundo todos os detalhes do produto/serviço que está oferecendo ou que o cliente está pedindo, por isso, se deve aperfeiçoar em tipos de produtos, legislação, forma de uso, detalhes técnicos, dentre outros pontos;
- 3.É importante que se crie identificação com o ambiente, deixando o cliente à vontade e fazendo com que se tenha total entendimento do que está comprando;
- 4.O ambiente é fundamental para um bom atendimento, por isso, busque harmonizar o ambiente de forma com que se tenha um clima agradável, priorizando espaço, boa iluminação e som ambiente agradável;
- 5.A organização dos produtos também faz grande diferença no atendimento, pensando nisso, deve se preocupar com o posicionamento de cada produto. É interessante também uma boa sinalização e filas organizadas para pagamento;
- 6.Seja ético, íntegro e sincero com todos os tipos de clientes e conquiste para sempre sua confiança;
- 7.Evite deixar o cliente esperando por muito tempo. Caso observe que irá demorar, pare por um instante o que está fazendo e dê um posicionamento pela demora, se desculpando;
- 8.Evite uma postura amadora de atendimento, o que pode ocorrer com erros grosseiros de linguagem. Isso vale tanto com atendimento pessoal como por telefone. Um diferencial é reconhecer qual o estilo do cliente e adaptar sua linguagem. Nunca seja vulgar ou inconveniente.
Mais Notícias
Comportamento
Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão
O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...
04/03/2024 às 09h25
Oportunidades
Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn
Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...
28/02/2024 às 07h27
Mercado de Trabalho
Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores
Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.
21/02/2024 às 15h53
Empreendedorismo Feminino
Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil
O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...
06/02/2024 às 08h36
Feira de Santana
Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário
A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.
18/12/2023 às 20h12
Mercado de Traballho
Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado
Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.
11/12/2023 às 07h30