Variedades

Como cuidar de flores e plantas em apartamentos

Veja essas dicas e descubra como cuidar das suas plantas em um apartamento.

03/11/2017 às 09h03, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Mora em um apartamento e sente falta do contato com a natureza? Sonha com aquele jardim florido, mas não tem espaço para isso? Fique tranquilo! Mesmo em casas pequenas e apartamentos é possível cultivar o seu vasinho de plantas ou de flores em espaços bem delimitados. Veja essas dicas e descubra como cuidar das suas plantas em um apartamento.

Escolha a planta certa
Algumas plantas são mais resistentes a ambientes menores e pouco iluminados. Há floriculturas especializadas que vendem essas plantas, e é muito fácil de serem encontradas. E por falar em Floricultura, São Paulo é a cidade mais completa para encontrar lojas com variadas opções a preços baixos. Busque violetas, begônias, palmeiras-leque, lírios-da-paz e pacová para dar um ar mais verde ao seu apartamento.

Escolha o vaso certo
Os vasos indicados para pessoas que desejam ter plantas em apartamento são os de barro cozido. Esse tipo de vaso oferece boa drenagem e aeração, mantendo a terra da sua planta sempre úmida, mesmo que você passe um dia sem regar. Mas não se esqueça, plantas só precisam de dois tipos de “alimento”: água e sol. Portanto, regue-as pelos menos duas vezes por dia e deixe-as em um local bem iluminado. Faça furinhos no fundo e nas laterais do vaso para que a planta não morra afogada.

Pode as folhas
Depois de escolher o vaso e a planta, cuide bem dela podando pelos menos uma vez a cada dois meses as folhas que fogem da “configuração original”. No caso dos bonsais, por exemplo, as folhas são podadas respeitando o desenho da folhagem, que torna a miniárvore uma decoração bonita e elegante ao seu apartamento. Podar as folhas também garante que a seiva chegue a todos os ramos da planta sem enfraquecer o vegetal.

Pode a raiz
Ainda falando em bonsais e algumas plantas de folhagem larga, como a palmeira-leque, o meio mais eficaz de manter o tamanho desejado do seu vegetal é podando a raiz. Muito cuidado quando fizer isso! Você deve tirar a planta do vaso e retirar toda a terra que cobre a raiz, utilizando uma pia ou mangueira. Quando for cortar, atente-se em manter a tesoura longe da raiz mais grossa, cortando apenas as raízes mais finas que nascem nessas primeiras. Depois, é só colocar na terra novamente e devolver ao vaso.

Limpe a poeira
Utilize um pano úmido e um protetor de ácaros para manter as folhas bonitas e saudáveis. Poeira pode atrair todos os tipos de ácaros, além de fungos e insetos.

Utilize prateleiras
Se o espaço realmente for um problema, abuse das prateleiras em sua área verde e construa jardins verticais para as suas plantinhas. Mas atenção: cuide para que elas sejam regadas constantemente, mesmo que estejam em locais altos e de difícil acesso.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade