Variedades

Como escolher o cooktop ideal para você

Veja a seguir algumas informações importantes antes de decidir qual modelo comprar.

26/10/2017 às 15h14, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A cada dia que passa, os eletrodomésticos têm ficado mais modernos. E um dos exemplos que está cheio de funcionalidades é o cooktop, em grande ascensão, principalmente para o público que deseja uma cozinha planejada. Veja a seguir algumas informações importantes antes de decidir qual modelo comprar.
A principal diferença entre cooktops e fogões tradicionais é que estes últimos são formados por mesa e forno, que podem ficar apoiados no chão ou embutidos. Ao contrário, o cooktop possui apenas a mesa e precisa ser instalado em uma bancada planejada.

Conheça os diferentes tipos de cooktop

Em relação à fonte geradora de calor:

● Modelo a gás
É adaptado para usar GLP ou gás de botijão, com funcionamento parecido com o fogão tradicional, mas com a grande vantagem de oferecer controle um pouco maior da temperatura.

● Modelo elétrico
Nos cooktops elétricos, o calor é provocado por resistência elétrica. A vantagem é o controle totalmente preciso da temperatura e o aquecimento mais rápido e uniforme.

● Modelo por indução
Esses também funcionam por eletricidade, entretanto, oferecem economia de energia em relação ao modelo elétrico, pois são aquecidos magneticamente.
A indução eletromagnética provoca o calor diretamente na panela, aquecendo rapidamente os alimentos. Com isso, o aparelho esfria muito rápido após o uso.

De acordo com o acabamento:
● Inox: na maioria das vezes, são modelos de funcionamento a gás e deixam a cozinha com ar de fogão tradicional.

● Vidro temperado: é o mais comum e pode ser encontrado tanto com funcionamento a gás quanto elétrico. A variação no design é bem diversificada, desde o mais clássico e neutro até o mais moderno e colorido.

● Vitrocerâmica: são modelos mais sofisticados, com funcionamento por indução e painel de controle em touch.

Em relação ao tamanho:
Os diferentes modelos de cooktop oferecem de uma até cinco bocas.


O que você precisa antes de decidir o modelo certo

O modelo a gás tem a vantagem funcionar mesmo sem energia elétrica, utilizando fósforos para acender os queimadores. Os modelos elétrico e por indução, ao contrário, dependem completamente da energia elétrica, ou seja, não podem ser ligados em caso de falta de luz.

O modelo elétrico consome muita energia, assim como o chuveiro elétrico. Então, é possível que haja um aumento considerável na conta de luz ao trocar seu tradicional fogão por um desse.

Os cooktops a gás permitem usar qualquer tipo de panela. Já os cooktops elétricos exigem o uso de panelas com fundo plano (de cerâmica ou vidro), já que os tipos arredondado ou esmaltado podem causar prejuízos ao funcionamento do aparelho.

A restrição maior fica para o modelo por indução, que necessita, obrigatoriamente, de panelas feitas com material magnético, com fundo de ferro fundido ou aço multicamadas. Ou seja, panelas de barro, de vidro e de alumínio não podem ser usadas nesse modelo.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade