Feira de Santana

Em Feira, Sr. Dinheiro dá dicas de como empreender e economizar

Durante o evento, o consultor falou sobre as finanças pessoais dos empreendedores e como o comportamento deles influencia na administração das empresas.

21/10/2017 às 19h43, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O professor e consultor financeiro Luís Carlos Ewald, que ficou conhecido como Sr. Dinheiro, por conta das suas apresentações sobre educação financeira nos programas da Rede Globo, a exemplo do Fantástico, esteve em Feira de Santana, em um evento do Sebrae – Serviço de Apoio às micro e pequenas empresas, voltado para empresários.

Durante o evento, o consultor falou sobre as finanças pessoais dos empreendedores e como o comportamento deles influencia na administração das empresas. Em entrevista ao Acorda Cidade, o Sr. Dinheiro falou como suas apresentações nas redes de TV, bem como a coluna semanal que mantinha no extinto Jornal do Brasil, ajudaram muita gente a sair do sufoco financeiro.

“Durante anos eu tive uma coluna semanal chamada ‘Seu Bolso’ no Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro, que foi um jornal ícone da década e também fiz muitas apresentações ao vivo com a Leda Nagle, na TV Brasil, sempre lidando com as contas familiares. Ajudei muita gente, salvei casamentos, resolvi problemas de família, porque o dinheiro não aceita desaforo e a educação financeira no Brasil é muito escassa”, afirmou.

Questionado se a economia brasileira de fato voltou a respirar, ele afirma que hoje o país enfrenta condições melhores.

“Primeiro há uma queda consistente na taxa de juros oficial, que é comandada pela Selic, que é a taxa que o governo paga quando toma dinheiro emprestado do público. A economia vai melhorar porque caíram as taxas de juros, caiu a inflação e teve a liberação das contas inativas do FGTS”.

O Sr. Dinheiro ressaltou ainda que o brasileiro deveria ser ensinado a poupar, e observa que já existe um movimento do governo para com os jovens nas escolas de ensino fundamental e médio.

“Deveríamos ser ensinados a poupar porque a gente precisa se garantir para o futuro e não sabe o que pode acontecer. A regra é não gastar mais do que ganha, para poder investir depois no que gosta. O casal pode curtir um feriadão e até viajar o mundo inteiro, mas pra isso tem que se planejar, porque viajar a prazo é uma maldade”, brinca.

Ele avalia que muitos comportamentos da vida pessoal dos empresários se refletem também nas empresas. E a palestra feita por ele no Sebrae foi justamente para ensinar aos potenciais empreendedores a melhor gerirem seus negócios.

“Ninguém pode entrar num negócio sem estar preparado para isso. Se você é uma pessoa que está com as contas atrasadas, devendo por aí, o que você vai fazer na sua empresa? Vai fazer a mesma coisa. Nós, quando vamos empreender, precisamos estar organizados, saber quanto é o nosso orçamento, não gastar mais do que ganha e não dar passo maior do que a perna, porque a empresa não resiste”.

Economia doméstica

Quanto à economia doméstica, o consultor reforça a necessidade da família em seguir o orçamento. Ele elaborou também três perguntas para as pessoas evitarem gastar mais do podem.

“Uma dica de como não comprar e não gastar: você vê um produto e diz gostei. Preciso? É, tá na moda. Posso comprar? Não tenho dinheiro. Então não compra. Porque uma dessas três perguntas sendo negativa, então não tem negócio. Agora um macete: se quiser sair sem gastar, sem aquela tentação, saia sem cartão, sem cheque e até sem identidade pra não fazer carnê, e com uma nota de 100 reais, que ninguém troca.”

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade