Bahia

Com estação Aeroporto, metrô deve transportar 500 mil passageiros por dia

A estação de metrô que está sendo construída próxima ao aeroporto, está na reta final.

13/09/2017 às 09h12, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Descendo da passarela que dá acesso à estação de metrô de Mussurunga, a dona de casa Lucinete Souza e a filha vão direto para o terminal de ônibus metropolitano. “Esta estação em Mussurunga melhorou em tudo. Antes para ir na Barroquinha eu demorava o dia todo. Hoje, em duas horas eu saí de casa, cheguei na Barroquinha, fiz minhas compras e estou retornando para casa, em São Cristóvão”. Na segunda-feira (12), após a entrega da estação de metrô de Mussurunga, o sistema de metrô registrou um aumento de 27% no número de ingressos, alcançando 180 mil passageiros transportados, segundo dados da CCR Metrô Bahia.

A estação de metrô que está sendo construída próxima ao aeroporto, está na reta final. A escada rolante já está sendo implantada, assim como o piso tátil. A base de concreto que vai receber os dormentes e o trilho já está no lugar. Um complexo de oito estruturas entre pontes e viadutos também está sendo construído para que o metrô possa chegar da Avenida Paralela à Estrada do Coco. Em breve, muito mais gente vai poder usufruir da comodidade do sistema integrado de mobilidade urbana de Salvador, que tem atraído cada vez mais usuários.

Segundo o gestor de obras da CCR Metrô Bahia, Elvio Torres, o sistema bateu o recorde de passageiros transportados. “Nesta segunda-feira, foram entregues mais quatro estações, incluindo a de Mussurunga. Isso representou um incremento da ordem de 27% no número de ingressos, alcançando 180 mil passageiros transportados. Foi o recorde de usuários desde a inauguração do metrô. E a gente espera que com a conclusão de todo o sistema, incluindo esta estação que deve estar pronta no final do primeiro trimestre de 2018, a gente chegue a 500 mil passageiros sendo transportadas diariamente pelo sistema”.

Obras complementares

Para o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello, o Governo do Estado está executando um programa fundamental para a mobilidade na Região Metropolitana de Salvador. “O metrô é o principal sistema estruturante, de alta capacidade. Mas temos uma série de outras obras, como o VLT, que vai ser implantado do subúrbio até a Cidade Baixa, as obras das vias transversais ligando a Baía de Todos os Santos até o Subúrbio, que são a Linha Azul, ligando Pituaçu até o Lobato e a Linha vermelha saindo de Piatã e indo até Paripe”

Copello também ressaltou os terminais de ônibus. “Eu destaco o de Pirajá, completamente reformado pelo Governo do Estado, assim como o de Mussurunga, o do Acesso Norte, do Retiro, o da Rodoviária, que está sendo ampliado e reformado, e teremos ainda os terminais do Aeroporto e de Pituaçu, que estão sendo construídos. Também temos viadutos, passarelas, ciclovias e outras obras viárias que estão sendo realizadas na Avenida Paralela, de forma complementar ao metrô. É um conjunto que representa mais de R$ 10 bilhões de investimentos para fazer com que a nossa capital, que era uma das piores para se locomover, seja a de melhor desempenho de mobilidade no País, coisa que já está se concretizando”.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade