Segurança e organização

Coelba inicia ordenamento de cabos nos postes de Feira de Santana no próximo domingo (23)

Organização da fiação garante mais segurança na rede elétrica e contribui para a urbanização da cidade.

17/07/2017 às 06h24, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Coelba inicia, no próximo domingo (23), o trabalho de ordenamento dos cabos de telecomunicações nos postes da distribuidora de energia, na Avenida Senhor dos Passos, em Feira de Santana. O objetivo é garantir mais segurança na rede elétrica e contribuir com a organização do espaço urbano da cidade. O Plano de Ordenamento das Redes de Distribuição de Energia, Telecomunicações e Iluminação Pública já vem sendo realizado em Salvador, desde 2015, e se expande agora para o interior do estado.

O Plano consiste na identificação, retirada de cabos inativos e equipamentos instalados à revelia, coordenação e monitoramento das ações de regularização do cabeamento das telecomunicações e de organização das situações com emaranhados de fios, exposição de riscos de acidentes e poluição visual na cidade.

O processo foi iniciado no mês de maio, quando a Coelba enviou comunicado para as empresas de Telecom para que elas identificassem seus cabos nos pontos de acesso previamente definidos em reunião com a Coelba, quando foi apresentado o cronograma do ordenamento.

Após 60 dias de prazo para a identificação dos fios, a segunda fase começa no dia 23 de julho, quando as equipes da Coelba vão a campo para avaliar a identificação e iniciar o ordenamento. Os cabos sem identificação ou instalados sem o conhecimento da Coelba serão retirados, assim como placas e cabos desativados.

Dessa forma, será possível ordenar as instalações de telecomunicações nos postes da rede elétrica e promover a segurança da população e dos profissionais de todas as empresas que acessam os postes da Coelba, além de diminuir o impacto visual provocado pelo desordenamento da rede de telecom.

A Avenida Senhor dos Passos será a primeira via de Feira de Santana a passar pelo ordenamento. Na programação estão também as avenidas Presidente Dutra e Visconde do Rio Branco, além das ruas Rua Conselheiro Franco, Intendente Freire e Marechal Deodoro, todas no Centro da cidade.

 

 

 

 

Todo o trabalho conta com o apoio da prefeitura de Feira de Santana, através da Gestão Integrada Municipal de Segurança, Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Superintendência Municipal de Trânsito e Secretaria de Trânsito e Transporte. Os moradores e comerciantes da região estão sendo comunicados sobre o Plano de Ordenamento e a possibilidade de interrupções temporárias no fornecimento de energia.

Regularização

O compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado por Resolução Conjunta 001/1999, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP). De acordo com a Resolução, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e atender normas técnicas específicas.

As operadoras que, por algum motivo, estejam utilizando os postes de forma irregular, ou seja, com cabos instalados sem o conhecimento da Coelba, devem procurar a concessionária, imediatamente, para regularizar a situação.

Os contratos celebrados entre a Coelba e as empresas usuárias dos postes explicitam detalhadamente todas as obrigações, dentre elas a responsabilidade pela manutenção e fiscalização das redes por parte das respectivas empresas que utilizam os postes. Ou seja, cada empresa é responsável pela fiscalização e manutenção da rede que lhe pertence.

A Coelba é responsável pela fiscalização, operação e manutenção da rede elétrica. Durante a fiscalização da rede elétrica, caso seja identificada irregularidade na fiação de outra empresa, a Coelba notifica a empresa responsável para que seja providenciada a devida manutenção. Quando é identificada situação que envolva a segurança, a Coelba elimina a situação de risco e notifica a empresa responsável para as devidas providências.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade