São João

Forró Jegue resgata tradição do São João porta em porta

A décima terceira edição aconteceu nesse sábado (24) com início no final da manhã. Uma festa onde dezenas de foliões com camisa padronizada saem em caravana pela zona rural, visitando chácaras.

25/06/2017 às 09h43, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os pequenos Inês, de um aninho, e Guilherme, de apenas 10 meses, foram os foliões mais jovens. No colo das mamães os dois relaxaram. Já seu Milton Rodrigues tem 70 anos. É corretor de imóveis em Salvador, mas não abre mão de participar do Forró Jegue, no distrito de Jaíba.

A décima terceira edição aconteceu nesse sábado (24) com início no final da manhã. Uma festa onde dezenas de foliões com camisa padronizada saem em caravana pela zona rural, visitando chácaras.

Carroças enfeitadas e puxadas por jegues carregam o som. Muito forró. Para reabastecer as energias de tanta gente, muita comida típica. O licor não falta. O estoque é grande.

A auxiliar de serviços gerais Jeciene Almeida não perde uma edição. “Desde a primeira estou aqui. É muito bom, todo mundo brincando em clima de respeito”, justifica.

Celso Dantas é auxiliar de enfermagem. Ano passado conheceu o Forró Jegue. Voltou esse ano. “Tenho parentes em Jaíba e conheci a festa. Adorei e se Deus quiser voltarei sempre”, acentua.

Um dos coordenadores é Davi Neri. Segundo ele, tudo começou quando um grupo de amigos do distrito se reuniu para resgatar uma tradição. “A gente sentia falta do São João em que nossos pais e avós passavam nas casas e havia toda uma cultura em volta disso. Quem não lembra daquela pergunta: São João passou por aqui?”, explica.

No calendário

A partir daí, há 13 anos, não parou mais. Só fez crescer em organização e participação. Uma prova disso é que está inserida no calendário oficial de festejos do município. Graças a um projeto de lei do vereador Lulinha.

“Foi um justo reconhecimento a uma festa popular que resgata essa linda tradição junina da visita e da amizade”, acentua o vereador, um dos organizadores do evento.

Uma das chácaras visitadas é a do aposentado Geraldo da Silva, de 85 anos. Com prazer, recebe a caravana da alegria com toda a familia, e oferece uma recepção digna dos melhores anfitriões. “Recebo a turma do Forró Jegue na minha casa com prazer e satisfação para colaborar pra essa bonita tradição não morrer”, destaca.

E esse ano o Forró Jegue teve a participação do secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, e do diretor municipal de Eventos da pasta, Naron Vasconcelos. Ao final do percurso, teve show da banda Musical Desejo, do cantor Samuel Magalhães e do forrozeiro Ivanildo do Forró.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade