Lava Jato

Em Feira, Jaques Wagner diz que recusou propostas da Odebrecht: 'Estou tranquilo'

Ele esteve em Feira de Santana para participar do Congresso da Agricultura Familiar, Terra e Produção de Alimentos.

20/04/2017 às 13h58, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, esteve em Feira de Santana na manhã desta quinta-feira (20), para participar do Congresso da Agricultura Familiar, Terra e Produção de Alimentos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Durante o evento, ele falou sobre as acusações feitas contra ele de ter recebido dinheiro da Odebrecht para se beneficiar politicamente. Jaques Wagner disse ao Acorda Cidade que está tranquilo e revelou que recusou propostas que beneficiariam a Odebrecht em obras quando era governador da Bahia.

“A obra do metrô, que foi a maior do meu governo, eles sequer entraram na licitação. Queriam que eu colocasse um bilhão de reais a mais e eu não coloquei. A obra da Via Expressa, que foi a primeira grande do meu governo, eles também não entraram na licitação. Queriam que eu garantisse que a obra seria deles e eu disse que no meu governo era licitação. Outra empresa ganhou com 18% de desconto. Assim que cheguei no governo, em 2007, praticamente meu primeiro ato foi cancelar o que a Odebrecht tinha com o governo anterior, que foi o processo do Emissário Submarino da Boca do Rio”, revelou.

Jaques Wagner diz que os delatores estão falando de doações para campanhas, mas não apontam obras superfaturadas na Bahia durante o governo dele, porque, segundo o ex-governador, não existem.

“Vamos esperar, pois por enquanto só tem notícias de delatores que, para se safar da prisão, dizem o que querem, verdades e mentiras. As doações de campanhas foram feitas e estão todas estruturadas e eu deixo uma pergunta no ar: Quero saber quem é o delator que tenha uma obra superfaturada na Bahia para apontar? Se apontarem alguma, eu calo minha boca”, disse.

O secretário disse ainda que é a favor do fim da corrupção, mas afirma que do modo como as denúncias estão sendo feitas, as empresas e os empregos estão se acabando e é o Brasil que está perdendo.

“Eu concordo com o combate à corrupção, mas não podemos matar a economia brasileira. Infelizmente segmentos da imprensa nacional querem fazer espetáculo com o que está acontecendo e o Brasil está se afundando. São 100 mil desempregados só da Odebrecht. Estamos fazendo as coisas mal feitas. No meu governo não tem nenhum escândalo de corrupção, ao contrário, quando teve a gente mesmo mandou investigar. Só que não podemos jogar água suja com a criança fora. A criança é o Brasil e não podemos jogar fora as empresas que geram empregos e riqueza”, defendeu durante entrevista ao Acorda Cidade.

Sobre a denúncia de um dos delatores de que ele teria mediado o pagamento de uma dívida da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) para a Odebrecht, o ex-governador negou. Ele afirmou que o estado foi condenado pelo judiciário a pagar essa dívida e disse que se tem alguma coisa errada com o pagamento “vai ter que prender muita gente do judiciário”.

“O judiciário que condenou o estado a pagar uma dívida antiga do ano de 1989 e 1990 com a empresa. A dívida, segundo os cálculos judiciários, era de um bilhão e quatrocentos mil reais e nós fizemos um acordo para pagar duzentos e oitenta milhões de reais em cem parcelas, em oito anos, então na verdade só fiz beneficiar. Não mediei nada”, declarou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade