Feira de Santana

Secretário de transportes explica sobre situação do transporte coletivo

Ele salientou que a frota reserva está operando e a secretaria está acompanhada toda a situação junto a empresa Rosa.

31/01/2017 às 18h00, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O secretário municipal de transportes e trânsito Pedro Boaventura, em entrevista ao Acorda Cidade, comentou sobre a situação atual do transporte público em Feira de Santana após a retirada dos ônibus da empresa Rosa, da garagem no último sábado (28), tirou dúvidas da população e comprovou através de documentos que os veículos comprados em licitação em 2015 são veículos novos.

Ele salientou que a frota reserva está operando e a secretaria está acompanhando toda a situação junto a empresa Rosa. Pedro Boaventura novamente tranquilizou a população e disse que os veículos que estão circulando nesse período estão atendendo a demanda de cidade.

 

Acorda Cidade: Qual a situação atual do transporte coletivo em Feira de Santana após a retirada de 51 veículos da empresa Rosa?

Secretário: A prefeitura vem acompanhando atentamente todas essas questões que envolvem esse problema administrativo que a Rosa esta enfrentando. Por isso, desde as primeiras horas de sábado, quando tomamos conhecimento dessa situação, toda a equipe da secretaria por recomendação maior foi para o terreno e fazer com que a cidade tivesse o transporte para assegurar o direto de ir e vir das pessoas. E assim nós fizemos no sábado , fizemos no domingo e na segunda-feira desde a madrugada estávamos na garagem equacionando essa situação. Hoje nós estamos com uma situação diante das linhas que nós temos que cobrir muito mais estabilizada. Nós estamos inclusive utilizando a chamada frota reserva e estamos sem nenhum problema maior até aqui.

 

Acorda Cidade: Quando o senhor fala em frota reserva, ela não chega nem a 25 ônibus. Como está sendo feita a cobertura dos transportes com esse número de veículos?

Secretário: Primeiro a gente tem que fazer uma análise do cenário. Nós sabemos que neste momento a cidade está com a demanda reduzida. Nós temos os estudantes ainda estão em recesso, uma parte da população que está de férias ou em veraneio e consequentemente nós não colocamos o total da frota operacional. Nós estamos operando neste momento com uma frota operacional básica de 186 ônibus. Desses 186 ônibus nós distribuímos cobrindo as 103 linhas. É possível que nesta ou naquela linha em determinado horário haja a necessidade de um reforço e nós então fazemos.

 

Acorda Cidade: Em relação a empresa São João, ela vai reforçar a frota para atender a demanda dos transportes?

Secretário: Quando a empresa Rosa está com problemas administrativos sem 51 ônibus, lógico que a conta com 137 não fecha. Como a São João está com plena capacidade e tem os ônibus reservas, os ônibus da São João estão suplementando as linhas da Rosa com os seus próprios motoristas como assim foi pactuado com o sindicato da categoria. São 14 ônibus da São João estão rodando para a Rosa. E o objetivo é que o transporte para a população não sofra solução de continuidade.Tivemos um impasse ontem com o sindicato, mas sendo a Via Feira que congrega as duas empresas é possível que a São João opere nessa situação.

 

Acorda Cidade: Os ônibus da São João que foram para um Recall em São Paulo já retornaram?

Secretário: Não retornaram. São oito ônibus e o edital diz que poderá haver o reajuste operacional da frota.

 

Acorda Cidade: A prefeitura vai abrir contrato para nova licitação de transportes?

Secretário: Nós não podemos sofrer por antecipação. O caso está sendo equacionado. Eu tenho a certeza que a empresa nesses próximos dias deve resolver a situação. Cheguei a dizer que terça-feira estaria resolvido em face das informações que eu recebi que estaria no campo jurídico resolvendo. Eu naquele momento estimei que possivelmente segunda ou terça-feira poderia estar resolvido como não resolveu. Hoje de novo montamos um esquema devidamente preparado para atender a população e a vida prossegue. Tenho a esperança que essa questão se resolva a curtíssimo prazo. Ontem foi suscitada uma dúvida quanto aos ônibus que estão operando serem ou não 0km . Eu não quero que a população de Feira de Santana tenha dívida do seu secretário e nem da prefeitura. Os documentos estão aqui e gostaria que todos dessem uma olhada. A prefeitura não brinca com essa situação. Os ônibus são de 2015 emplacados em janeiro de 2016.

 

Acorda Cidade: As aulas estão iniciando na próxima semana, se esse problema não for resolvido até lá que medidas o senhor irá tomar?
 

Secretário: Nós estamos planejando. A empresa já foi notificada que devera adorar as providências necessárias e, portanto as coisas vão acontecendo. Tudo isso estamos estudando e o que nós queremos é que Feira de Santana.

 

Acorda Cidade: O deputado estadual Angelo Almeida está entrando com uma ação no Ministério Público contra a passagem de dois valores distintos, o que o senhor opina sobre isso?
 

Secretário: Cada um acha aquilo que foi conveniente. Por isso que o regime é democrático. Se nós formos acionados, levaremos o edital que foi aprovado e vistoriado por várias organizações de respeito com audiências públicas, consequentemente foi assinado e nele está inserido a fórmula paramétrica Não inventamos reajuste. A questão de duas passagens está no edital.
 

Foto: Daniela Cardoso/Acorda Cidade | Secretário comprovou com documetos que os ônibus que operam o transporte na cidade foram comprados em 2015

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade