Polícia

Cresce número de homicídios elucidados em Feira e região, diz delegado

De acordo com Uzzum, os homicídios em Feira e região têm uma relação muito estreita com o tráfico de drogas.

02/01/2017 às 15h23, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (1ª Coorpin) teve um aumento de 103% na elucidação de homicídios em Feira de Santana e região com relação ao ano de 2015. A informação é do coordenador do órgão, delegado João Rodrigo. Ele fez uma balanço das ações da coordenadoria em 2016, que aumentou ainda em 268% o número de prisões efetuadas.

Leia também: Com 28 novos policiais civis, DH de Feira teve aumento de 268% no número prisões

De acordo com Uzzum, os homicídios em Feira e região têm uma relação muito estreita com o tráfico de drogas. “Temos um estudo do primeiro semestre desse ano, que indicou 70% de relação com a questão do tráfico, como disputas por pontos, questões de desavenças pessoais entre traficantes e também dívidas. Então isso gera uma violência muito grande, também no aspecto patrimonial de indivíduos que passam a roubar para sustentar o vício”, afirmou.

Uzzum acredita que a 1ª Coorpin conseguiu manter uma boa articulação entre todas as unidades da Polícia Civil e todas as delegacias que integram a coordenadoria, como também uma boa articulação também entre a Polícia Militar e o Departamento de Polícia Técnica, o que resultou no aumento significativo de remessas de inquéritos de pessoas presas e investigações.

“O nosso serviço de inteligência da sede da 1ª Coordenadoria, integrado com o trabalho tanto da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) como da Furtos e Roubos (DRFR) e da Delegacia de Homicídios (DH), já identificou todas as facções que atuam na nossa cidade. Nós temos duas grandes facções agindo, onde seus integrantes estão identificados e qualificados. A grande parte deles está presa. Outros que não estão presos estamos com trabalho visando localizá-los e prendê-los e alguns foram mortos em confronto com a polícia”, declarou o delegado.

Ele revela que somente a Delegacia de Furtos e Roubos fechou o ano de 2016 com mais de 450 inquéritos remetidos à Justiça, com centenas de pessoas presas. “Algo que marcou a gestão do delegado André Ribeiro esse ano foi a atuação com relação a roubo de veículos com diversos desmanches fechados, muitas pessoas presas, veículos apreendidos e recuperados. Foi um trabalho muito bom e, agora, nós conseguimos mais um delegado, recém-nomeado, para integrar o time e que certamente vai dar um novo impulso, especialmente na questão de remessa de inquéritos”, disse João Uzzum.

Combate ao tráfico

O delegado João Rodrigo Uzzum ressalvou que atualmente em um mundo globalizado, onde as redes sociais são tão presentes, é difícil evitar o tráfico de drogas em qualquer lugar. Ele sugere uma maior proteção em relação às fronteiras, pois o Brasil é vizinho dos maiores produtores de cocaína do mundo, que são a Bolívia, o Equador e a Venezuela, e que sustentam todo o planeta de cocaína.

“Nós somos vizinhos do maior produtor de maconha, que é o Paraguay. E a gente verifica que o controle de fronteiras está deixando a desejar. Isso reflete nos grandes municípios, como Feira e Salvador. Então tem que ser trabalhado o controle de fronteiras e também a educação”, opinou.

Em relação ao efetivo da 1º Coorpin, o delegado afirma que houve melhora. “Recebemos alguns delegados, investigadores, escrivães e que vai possibilitar melhorar o atendimento da Delegacia colocando para funcionar 24 horas para melhor atender a população feminina de Feira de Santana, vítima dessa violência. E a gente acredita que na primeira semana de janeiro isso já esteja funcionando, após algumas adaptações necessárias. Por fim, ganhamos também uma viatura nova, que vai melhorar o trabalho da nossa Deam”, explicou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade