Mundo do Trabalho

Como equilibrar, definitivamente, a vida pessoal e profissional em 2017

Com Inteligência e disciplina é possível conciliar as obrigações profissionais e os afazeres com a família sem prejudicar a evolução dos negócios. Que tal equacionar essa questão de uma vez por todas em 2017?

28/12/2016 às 10h19, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Obter sucesso como empreendedor é tarefa árdua. Não basta ter boa formação, estar preparado para as oscilações do mercado, planejar detalhadamente cada passo a ser dado. É preciso tudo isso e ainda transpirar muito. Dedicar-se de corpo e alma ao trabalho é o melhor caminho para vencer profissionalmente. Só tem um problema: muitas vezes é preciso estar disposto a pagar um alto preço para alcançar esse sucesso e isso pode significar sacrificar a sua vida social, o tempo com a família, entre outros aspectos da esfera pessoal. Vale a pena?

De acordo com Marcus Marques, empreendedor, mentor e diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Coaching, maior empresa de Coaching & Desenvolvimento Humano do Brasil, é preciso admitir que nem sempre é realmente possível fazer com que a vida profissional e pessoas caminhem juntas, embora esse equilíbrio deva ser sempre buscado. “Nos dois âmbitos, há momentos em somos mais ou menos exigidos. Quando isso acontece, é importante que o empreendedor tenha discernimento para entender quando a sua balança está pesando mais para um lado e se isso está de acordo com o seu momento de vida. Mas vale lembrar que o excesso de trabalho e a falta de momentos de lazer podem levar à exaustão, afetando a produtividade e a criatividade. Ou seja: descansar é fundamental para que você trabalhe mais e melhor”, diz.

Especialmente no início das atividades, um negócio exige atenção extrema. Por essa razão, é fundamental buscar ferramentas que ajudem na gestão do tempo e deem um impulso na produtividade. “Essa dedicação quase que em tempo integral é um sacrifício que inevitavelmente precisamos fazer, porém, quando estipulamos metas e fazemos uma boa gestão do tempo tudo fica mais fácil. Por exemplo, é importante se propor a trabalhar até determinado horário e logo estar com a família para jantar, definir dias da semana para momentos de lazer, ir no cinema ou jogar futebol com os amigos. Tais ajustes nos ajudam a conciliar tudo e ter mais equilíbrio”.

Uma das metodologias utilizadas por Marcus Marques é o DRD (Descarregar, Reunir e Distribuir), na qual o empresário organiza todas as suas tarefas, incluindo as profissionais e pessoais, agrupando-as em blocos. “Cada bloco de atividades será destinado para um momento da semana. Por exemplo: em todas as quartas-feiras serão realizadas reuniões com a equipe, enquanto todos os finais de semana serão dedicados à família”, explica ele.

Antes de partir para a utilização de uma ferramenta como esta, no entanto, é fundamental eleger as prioridades nas esferas profissionais e pessoais. Outro fator importante é se cercar por uma equipe qualificada e de confiança, o que liberará a agenda do empreendedor para outras atividades. “Conseguir conciliar a vida profissional e pessoal é um forte indicador de que conquistamos um equilíbrio entre as obrigações profissionais, gerenciando a nossa empresa, mas também curtindo a vida além do trabalho, quando podemos usufruir de nossas conquistas e estar com as pessoas que amamos”, arremata Marcus Marques.


Sobre Marcus Marques

Empreendedor, autor, publicitário com pós-graduação em Gestão de Pessoas, Psicologia Positiva e Coaching, e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas – FGV e pela Ohio University (EUA). Possui formação e certificação multidisciplinar em PNL, Liderança, Marketing Digital, Empreendedorismo, Modelo de Gestão Disney, Perfis Comportamentais (DISC), Andragogia e Treinamento Comportamental. É mentor e coach de inúmeros pequenos e médios empresários brasileiros e diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, maior empresa de Coaching & Desenvolvimento Humano do Brasil.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade