Mundo do Trabalho

'3%': o que a série da Netflix pode ensinar sobre carreira?

A nova série da Netflix, 3%, é a primeira produção da provedora aqui no Brasil e retrata um futuro pós-apocalíptico

24/12/2016 às 17h20, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O entretenimento, como o nome já indica, tem a função de entreter, mas isso pode ser ainda melhor se pudermos extrair aprendizados, não é mesmo?

A nova série da Netflix, 3%, é a primeira produção da provedora aqui no Brasil e retrata um futuro pós-apocalíptico onde apenas 3% da população tem acesso a viver em boas condições num lugar chamado Maralto.

Para viver no Maralto, por questão de sobrevivência ou sonho, é preciso passar pelo Processo, que envolve superar uma entrevista e diversas provas. Assim como no Processo para o Maralto, na nossa realidade também precisamos vencer muitos desafios para conquistar nossos objetivos.

Que tal uma analogia entre o Processo de 3% e o mercado de trabalho? Afinal, na luta pelo seu espaço profissional, é preciso superar obstáculos e a série tem muito o que ensinar sobre isso.

A Entrevista: Na série, os candidatos do Processo passam por uma entrevista inicial e são avaliados sobre a vontade de ir para Maralto, crença no Processo, autoconfiança, caráter, competências, personalidade e outros quesitos relevantes para a seleção. Na disputa por uma vaga, a etapa de entrevista é obrigatória. Demonstrar entusiasmo com a oportunidade e fascínio pela companhia significa, ao olhos do recrutador, que você vai vestir a camisa da empresa e se dedicará para atingir as expectativas.

A avaliação das características como autoconfiança, caráter, competências e personalidade são indispensáveis. Pensar nas respostas com antecedência e ser sincero evita que você transpasse insegurança e seja compreendido corretamente pelo selecionador. Lembre-se de que, assim como em 3%, essa etapa acontece no início do processo, mas também pode ser a última fase.

Prova do Corredor: Na prova do corredor, em grupo, os candidato tinham que passar por um túnel escuro em até 5 minutos. Até aí tudo bem. A dificuldade estava no gás alucinógeno que tinha no corredor que despertava traumas e problemas pessoais de cada um, tornando a tarefa estressante e difícil. Na rotina de trabalho, também é preciso encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Deixar que as adversidades do lado de fora afetem o seu foco prejudica a produtividade e chances de atingir os alvos. Além disso, saber lidar com as dificuldades dos colegas e criar um ambiente colaborativo, onde todos se fortalecem juntos, faz com que a equipe tenha mais sinergia e entregue mais resultados.

Prova do Portão: Sem água nem comida, os candidatos precisam encontrar uma maneira de escapar do alojamento que foram presos. Após diversas tentativas, um dos candidatos toma a liderança do grupo e decifra os códigos da prova para conseguir alimento e água. No entanto, o candidato leva tudo a perder quando o poder sob os colegas revela sua identidade dominadora e rude. Em atividades em equipe, saber liderar é indispensável. É preciso saber ouvir e aceitar outras opiniões, unir as pessoas e inspirar todos em um único objetivo. Tentar mandar e dominar cria um ambiente desarmonioso, principalmente com as pessoas que não sabem lidar com ordens.

Prova do Vidro: Quem não vive no Maralto, vive em condições precárias no continente. Na prova do vidro, os candidatos têm a chance de aceitar uma grande quantia em dinheiro para desistir do processo e tocarem suas vidas no lugar de sempre. Quando se fala em ser bem-sucedido, se fala em dinheiro? Aceitar uma proposta levando em consideração apenas o fator financeiro pode anular outras vontades e sonhos. Manter o foco naquilo que realmente vai te trazer a satisfação significa analisar todos os aspectos das situações antes de tomar uma decisão e escolher a opção que atende suas expectativas a longo prazo.

Estas são algumas das etapas que os candidatos passam no Processo que pode mudar suas vidas e que encaram como um jogo de vida ou morte. Nos processos seletivos, na rotina de trabalho e escolhas profissionais não é diferente. Enfrentar as diferentes fases com determinação garante conquistas, reconhecimento e satisfação profissional.

Fonte: Catho Online

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade