Feira de Santana

Conjunto Penal de Feira volta a receber novos presos a partir de hoje (1)

Um acordo foi realizado após uma ação civil pública, ajuizada pelo MP, solicitando a interdição parcial do Conjunto.

01/12/2016 às 17h24, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Após 19 dias de interdição parcial, o Conjunto Penal de Feira Santana já pode voltar a receber novos presos. O Juiz Waldir Viana Ribeiro Júnior, da Vara de Execuções Penais, determinou a desinterdição da unidade após um acordo firmado entre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap) e o Ministério Público estadual. O acordo foi realizado após uma ação civil pública, ajuizada pelo MP, solicitando a interdição parcial do Conjunto.

De acordo com o capitão Allan Araújo, diretor do Conjunto Penal, o presídio tem autorização para receber os presos oriundos das diversas delegacias atendidas pela unidade a partir desta quinta-feira (1º). Segundo ele, algumas irregularidades precisam ser sanadas, mas foi dado um prazo de 12 a 15 meses para cumprimento das determinações.

“Houve uma grande preocupação do Governo do Estado e MP. Conversaram e firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta, no qual foi dado um prazo para que todas as pendências pontuadas fossem sanadas, esperamos que no prazo sejas cumpridas. O coordenador regional Rodrigo Uzzum já foi informado e já está encaminhando os presos que estavam na carceragem do Complexo de Delegacias”, disse o diretor ao Acorda Cidade.

O acordo

Conforme a assessoria de cominicação do Ministério Público, um total de 260 vagas deverá estar disponível no Conjunto Penal de Feira de Santana em até um ano e três meses com a ativação dos pavilhões 6 e 7 e do “minipresídio” da unidade penitenciária, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

"Segundo o acordo, os pavilhões 6 e 7 deverão ser ativados em 15 meses, com a disponibilização de 76 vagas cada um. Já o “minipresídio”, com 108 vagas, deverá estar em funcionamento em até um ano. No TAC, a Seap também assume o compromisso de separar, em 15 meses, os presos sentenciados a regime fechado do semiaberto e os presos provisórios dos definitivos, além de, em 30 dias, os de 60 anos dos demais detentos", informou o MP.

O acordo prevê ainda a utilização de scanner corporal, a ser adquirido por meio do programa do Departamento Penitenciário (Depen); início do processo de contratação de sistema de monitoramento com circuito fechado de TV e a implementação, em até 60 dias, de controle informatizado de entrada e saída de visitantes. O descumprimento a qualquer cláusula do acordo importará multa diária correspondente a 10 salários-mínimos.

A interdição

O Conjunto Penal de Feira de Santana ficou proibido de receber novos presos desde o último dia 11 de novembro, após o juiz Waldir Junior pedir a sua interdição através de uma ação civil pública do Ministério Público. Cento e quatro municípios baianos foram afetados pela interdição do Conjunto Penal. O total de cidades corresponde a 64 comarcas, cuja demanda é atendida pelo presídio regional e, portanto, deixarão de enviar presos para o local.

Entre as irregularidades apontadas pelo Ministério Público em relação ao Conjunto Penal estão a superpopulação carcerária, presença de pessoas com mais de 60 anos entre outros presos, o número insuficiente de agentes prisionais e administrativos e a falta de separação entre presos provisórios e definitivos, quesito este considerado o mais grave pelo MP. 

Leia também:

Termo de Ajustamento entre MP e Estado prevê ativação de 260 vagas em Conjunto Penal de Feira

Juiz que mandou interditar Conjunto Penal de Feira explica o que motivou a decisão

Interdição do Conjunto Penal de Feira afetará 104 municípios da Bahia

Conjunto Penal de Feira de Santana está proibido de receber novos presos

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade