Feira de Santana

BRT: secretário explica despejo de água em trechos de avenidas

Ele informou que a água que está se acumulando em alguns trechos das Avenidas Getúlio Vargas e Presidente Dutra está sendo drenada para a Bacia do Jacuípe.

26/10/2016 às 14h36, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, foi o entrevistado do quadro “Sala do Povo”, do Programa Acorda Cidade, na manhã desta quarta-feira (26). Ele explicou sobre o andamento das obras do BRT, respondeu perguntas de ouvintes e esclareceu sobre a água despejada em grande quantidade em alguns trechos da obra e que tem gerado muita repercussão na população.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade 

De acordo com ele, não existe desperdício de água. A água que está se acumulando em alguns trechos das Avenidas Getúlio Vargas e Presidente Dutra está sendo drenada para a Bacia do Jacuípe.

Foto: Daniela Cardoso/Acorda Cidade

“Aquela água que está próximo à Jacuípe Veículo tem uma drenagem. Essa drenagem desce normal pelas tubulações e vai encontrar o Rio Jacuípe. A água não está desperdiçada. Muito pelo contrário, a água volta para a Bacia do Jacuípe. É captada pela Embasa lá na frente, é tratada e volta para Feira de Santana para nós usarmos. Não tem desperdício de água. É um equívoco dizer que estamos jogando água fora”, afirmou.

No trecho do cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Avenida Maria Quitéria, que também tem apresentado acúmulo de água, Carlos Brito explicou que no local está sendo cavado um túnel. A água que surge no local é oriunda de um lençol freático. Ela está sendo retirada na escavação e sendo bombeada.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade 

“As bombas são submersas. Você tem uma casa de máquinas em cima e existe um lençol também passando. Quando você faz uma obra daquela magnitude, a água tem que ser canalizada para algum lugar. Você não pode simplesmente estancar a água. Na trincheira houve drenos naturais, que são tubulações porosas. A água do lençol desce pelas canaletas, vai para o tunnel liner, desce no poço e bombeia. Quando o tunnel liner estiver pronto as bombas serão automaticamente desligadas. As bombas são provisórias para que não passe um ano com as vias fechada. O bombeamento é um procedimento normal, mas não vai acontecer definitivo ali. Será provisório”, disse.

O secretário destacou ainda que a água do lençol freático não é potável. Não há esgotamento do lençol freático e a obra é regulamentada pelo Inema.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade 

Previsão de conclusão da obra

Sobre a data de conclusão do trecho das Avenidas João Durval e Presidente Dutra, Carlos Brito disse que a previsão é até 30 de abril.

“A parte de cima será totalmente liberada. Agora será feito de laje massiva. Vamos fazendo as lajes por lado. Liberou um lado e depois vai liberar o outro. Até 30 de abril será toda liberada a parte de cima”, acrescentou.

A partir do mês de novembro deste ano, segundo o secretário serão construídas as estações do BRT. O plano diretor de mobilidade urbana também está sendo trabalhado. Ele ressaltou que o objetivo é adotar uma solução para o tráfego de forma definitiva. Os fechamentos de alguns retornos e mudanças no trânsito são questões provisórias.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade 

“Às vezes, se planeja uma coisa e o comportamento do tráfego resulta diferente e aí é preciso remanejar. Mas, sobre a mobilidade das pessoas, carros e bicicletas, está sendo feita a coleta de dados e a partir daí vamos começar a fazer a discussão das audiências públicas para que se possa chegar a uma solução macro da mobilidade urbana na cidade. Às vezes, as decisões pontuais causam mais problemas lá na frente e aí é necessário refazer. Com esse plano que está sendo pesquisado, começa-se a partir de novembro a discussão de qual a melhor solução para ser implementada”, finalizou.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade