Repórter

'Concurso Repórter Mirim incentiva a leitura e a pesquisa', destaca mãe de participante

O concurso deste ano contou com a participação de mais de 200 jovens entre 6 e 17 anos.

15/10/2015 às 08h12, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Incentivar a leitura, a busca pela informação e o despertar para os assuntos ligados à cidadania são alguns dos resultados obtidos pelo concurso Repórter Mirim do Acorda Cidade, criado há 15 anos com a proposta de descobrir jovens com talento para a comunicação.

O concurso deste ano contou com a participação de mais de 200 jovens entre 6 e 17 anos que reservaram um tempo em meio às suas atividades para produzir e gravar entrevistas dos mais variados temas, usando a criatividade, motivada pelo desejo de ser um Repórter Mirim.

Para Gilmara Sena Santos, mãe da estudante Mariana Sena, o projeto mobiliza todos ao redor dos participantes e proporciona a oportunidade dos jovens desenvolverem a capacidade de pesquisa, a leitura, a escrita e a oralidade. Segundo ela, por conta de tudo isso, o mais importante é com certeza participar.

Pais e professores acompanham de perto a exibição das matérias

“O Repórter Mirim é um projeto muito importante porque envolve toda a família. Até chegarmos ao shopping para realizar a inscrição, nós passamos por várias etapas prazerosas. A criança escolhe o tema e aí nós vamos estudar sobre o mesmo, depois vamos em busca do entrevistado, fazemos a entrevista, e depois de levarmos para o balcão de inscrição no shopping, só resta a expectativa. Todos se envolvem: irmãos, pais, avós e até os vizinhos ficam na torcida até o momento da ligação. Este é um momento ímpar, porque a gente comemora, se emociona e faz surpresa para a criança quando ela chega em casa. Para completar, ainda tem o momento em que a entrevista feita pela criança vai ao ar. É um momento muito especial e todo pai, toda avó, que passa por isso jamais esquece”, relatou, destacando que os jovens se sentem importantes ao participar de um projeto como este.

As reportagens em áudios foram avaliadas por quatro equipes formadas por jornalistas, que julgaram os trabalhos dos inscritos por meio de cinco critérios: criatividade, tema, conteúdo, condução da entrevista e objetividade e clareza – com notas de 5 a 10. Os três melhores colocados nas três categorias (5 a 10 anos, 11 a 14 e 14 a 17 anos) tiveram suas matérias exibidas no programa Acorda Cidade, na última segunda-feira (12), Dia das Crianças.

No mesmo dia os vencedores foram premiados com troféus e vales compras durante uma festa com a presença de mais de 2.500 pessoas, na casa de show Prime Music. No evento, havia diversos serviços gratuitos à disposição das crianças e várias opções de brinquedos e brincadeiras.

OUÇA AS MATÉRIAS AQUI

A disputa no concurso foi acirrada, uma vez que muitos inscritos se saíram muito bem em suas reportagens. Para o ex-repórter mirim Reginaldo Júnior, diretor do portal MF, as matérias inscritas tiveram temas muito criativos: “Minha avaliação é muito positiva. As crianças e os adolescentes de escolas públicas e particulares fizeram ótimas matérias com temas muito bons, trazendo assuntos que estão presentes no dia a dia da nossa sociedade, além do trabalho de pesquisa feito por eles para fazerem entrevistas com embasamento”, disse.

A jornalista Naiane Amorim se surpreendeu com a desenvoltura das crianças de 6 a 10 anos de idade. “Achei alguns temas muito curiosos e interessantes. A faixa etária de 6 a 10 anos me surpreendeu bastante e muitos já demonstram seu talento para o jornalismo. Acho que o Repórter Mirim dá oportunidade de as crianças se desenvolverem, e isso é muito bacana. Avalio a participação dos jovens de forma positiva, principalmente das crianças que têm menos idade e que por isso têm mais dificuldade em se expressar e entender o conteúdo da matéria”, afirmou.

 

A jornalista Beatriz Ferreira, da Notre Comunicação, informou que o desejo dos jovens participarem do concurso motiva a leitura, a pesquisa e a boa forma de expressão dos participantes. “Alguns se prepararam mais, a gente percebeu que ligaram e agendaram entrevista com especialistas e com pessoas que fazem parte do cotidiano delas. Havia entrevistas de nível muito alto. Percebemos que algumas crianças foram muito bem porque escutam rádio, souberam dividir e conduzir bem a entrevista”, observou.    

Agradecimento

O Grupo Acorda Cidade através das organizadoras do concurso, Vone Santana e Ivana Manoela, agradece a todos os participantes e especialmente aos patrocinadores que tornaram possível a realização do projeto: Colégio Super Star; Avanço Distribuidora; Lojão da Construção Pirai; Seletto Exclusive Residence; Matiz; Governo do Estado / Educar Para Transformar; Enxovais Beija-Flor; Escola Prisma; Centro Médico dos Remédios; Tropical Direção Hidraulica; Mendoquita; Microlins; Boulevard Shopping; Vitalab Vacinas; Lojão do Bebê; Beijing Motos; Colégio Thaiane Pinheiro; Pedreira Rio Branco; Vitalab; Mega Antares Importados; Colégio Simetrico; Uniodonto; Alô Taxi; Prefeitura Municipal de Feira De Santana; Pão Center Delicatessen; Ice Pop; Wizard; Churrascaria Paraiso Grill, Lucidata; Deputado Estadual José Neto, Top Bahia, Jornal Folha do Estado e Rádio Sociedade AM.

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade