Mundo

Ataque a igrejas deixa 14 mortos e mais de 70 feridos no Paquistão

Os atentados ocorreram durante as orações em duas igrejas no bairro de Youhanabad, onde vivem mais de 100 mil cristãos.

16/03/2015 às 07h56, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Dois atentados suicidas contra igrejas cristãs na cidade de Lahore, no Paquistão, fizeram neste domingo (15) 14 mortos e mais de 70 feridos, o que despertou a revolta da população, que atacou e matou dois militantes suspeitos. Os atentados ocorreram durante as orações em duas igrejas no bairro de Youhanabad, onde vivem mais de 100 mil cristãos.

No Vaticano, o papa Francisco lamentou hoje os atentados e pediu o fim da perseguição aos cristãos que, segundo ele, “o mundo tenta esconder”.

Em Lahore, o médico Mohammad Saeed Sohbin informou que 14 corpos e mais de 70 feridos chegaram ao Hospital Geral, situado nas proximidades do local dos atentados. Segundo ele, os números não incluem os militantes mortos pela população.

Zahid Pervez, principal autoridade da área de saúde em Lahore, confirmou o número de mortos e acrescentou que 78 pessoas ficaram feridas nos dois ataques. Vidros de janelas partidos, sangue e sapatos estavam espalhados por todos os lados nos locais onde ocorreram as explosões.

Em e-mail, um porta-voz do Movimento Talibã do Paquistão, Ehsanullah Ehsan, reivindicou os “atentados suicidas”. Os talibãs paquistaneses multiplicaram-se desde 2007, quando atacaram as forças de segurança do país, que acusam de apoiar a guerra norte-americana contra o terror e as minorias religiosas do Paquistão.

Em setembro de 2013, uma fação talibã reivindicou um atentado similar à saída de uma igreja, depois de uma missa de domingo, em Peshawar, Nordeste do país. Com 82 mortos, aquele foi o maior ataque à minoria cristã já registrado na história do Paquistão. Os cristãos representam 2% da população paquistanesa.

Também hoje, duas pessoas morreram e 12 outras ficaram feridas na sequência da explosão de uma bomba em um mercado lotado em Carachi, na maior cidade do país, informou a polícia paquistanesa.

No Vaticano, durante a oração do Angelus, o papa Francisco lamentou a morte das pessoas que estavam nas igrejas na hora do atentado e afirmou que, em algumas partes do planeta, os cristãos são perseguidos pelo simples fato de professar sua fé. “Que esta perseguição contra os cristãos, que o mundo tenta esconder acabe e que haja paz”, pediu o pontífice.Os atentados ocorreram durante as orações em duas igrejas localizadas a cerca de meio quilómetro de distância, em Youhanabad, na cidade de Lahore, um bairro onde vivem mais de cem mil cristãos, revelaram as autoridades.

O papa também manifestou solidariedade à população de Vanuatu, país devastado pelo ciclone Pam na sexta-feira (13). “Mantenho-me próximo ao povo de Vanuatu, no Oceano Pacífico, afetado por um ciclone severo. Rezo pelos mortos, feridos e deslocados. Agradeço a todos aqueles que se mobilizaram imediatamente para oferecer ajuda ao país.”

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade