Cultura

Abertas inscrições para oficinas gratuitas de Fotografia, Cinema e Dança em Feira

O Grito Rock é um Festival de artes integradas realizado pelo circuito Fora do Eixo

18/03/2014 às 10h52, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Feira Coletivo, através do festival  Grito do Rock, está oferecendo oficinas gratuitas  em Feira de Santana. As aulas de Fotografia, Cinema e Dança acontecerão no Centro Universitário de Cultura e Arte Cuca, no dia 22 de março, próximo sábado, das 8h às 12h. Os alunos inscritos receberão certificado de 4h de participação. As três oficinas irão acontecer ao mesmo tempo no mesmo horário, então só é possível se inscrever em uma oficina.  


INCREVA-SE
 
O Grito Rock é um Festival de artes integradas realizado pelo circuito Fora do Eixo. Este ano o Festival se consolida globalmente conectando 400 cidades de 40 países da América Latina, Europa, África e América do Norte, entre fevereiro e março, na 12ª edição mundial. Em Feira, o Grito Rock está em sua 4ª edição, e é realizado pelo Feira Coletivo Cultural, que é integrado ao circuito Fora do Eixo. 
 
Além de fomentar o cenário musical, o festival Grito Rock propõe possibilidades diversas de integração com outras linguagens artísticas. Nesta edição, em Feira de Santana, foram realizados shows musicais, apresentações de dança, intervenção poética, grafitagem, expositores independentes na Feira Camelô 2.0 e muito mais. Confira as opções de cursos:
Oficina de História do cinema – Prof. Alan Magalhães
 
Através de uma análise do filme ‘A invenção de Hugo Cabret’, o prof. abordará todas as fases das descobertas que levaram a criação do cinema como conhecemos.
 
Oficina de formação em fotografia – Prof. Pedro Henrique Caldas
 
Antes de adquirir uma câmera digital é importante você tomar algumas decisões e fazer algumas análises a respeito das suas expectativas como fotógrafo.
 
Nesta oficina serão analisadas os tipos de câmeras bem como suas características e funções e o melhor custo/benefício para adquirir sua câmera, ou entender melhor a câmera que já possui, explorando totalmente seu potencial.
 
Oficina de danças populares regionais – Profª Lyara Brito
 
O foco da Oficina será o trabalho coreográfico com algumas manifestações de danças populares Brasileiras.
 
*Maracatu – Um ritmo musical com dança típica da região pernambucana. Reúne uma interessante mistura de elementos culturais afro-brasileiros, indígenas e europeus, possui uma forte característica religiosa. Os bailarinos representam personagens históricos (duques, duquesas, embaixadores, reis e rainha) em um cortejo que é acompanhado por uma banda com instrumentos de percussão.
 
*Baião – Típica da região do Nordeste, a dança ocorre em pares com movimentos parecidos com o forró.
 
*Catira – Conhecida também como cateretê é uma dança caracterizada pelos passos, batidas de pés e palmas dos dançarinos. Típica da região interior dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
 
*Ciranda – é um tipo de dança e música de Pernambuco, originada no nordeste mais precisamente em Itamaracá pelas mulheres de pescadores que cantavam e dançavam esperando a volta deles do mar.
 
*Frevo – Espécie de marchinha muito acelerada, não possui letra e os bailarinos usam geralmente um pequeno guarda-chuva colorido como elemento coreográfico.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade