Feira de Santana

Inaugurado Complexo de Delegacias de Feira de Santana; veja o que muda

O governador Jaques Wagner afirmou que o Complexo de Delegacias vai melhorar a segurança na cidade.

12/02/2014 às 15h39, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso
 
O Complexo de Delegacias de Feira de Santana, localizado no bairro Sobrinho, foi inaugurado nesta quarta-feira (12) pelo governador Jaques Wagner. Segundo ele, os investimentos são em torno de 9 milhões de reais. No novo Complexo irão funcionar diversas delegacias. O Complexo Policial Investigador Bandeira, que funciona no Conjunto Jomafa, assim como o Departamento de Polícia Técnica (DPT), continuará no mesmo local. 


Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

No Complexo de Delegacias funcionarão a 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e as delegacias do Adolescente Infrator (DAI), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Roubo de Cargas em Rodovia (Decarga) e a 2ª Territorial. 
 

Foto: Manú Dias/GovBA

O secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, esclareceu que o Complexo Policial Investigador Bandeira não será desativado. Segundo ele, a expectativa é que existam condições para fazer a reforma do equipamento. Em relação à Delegacia da Mulher, o secretário informou que o local tem a necessidade de um espaço diferenciado devido à exposição das vítimas e que existe o projeto para a construção de um espaço próprio em Feira de Santana.
 
Ele ainda ressaltou que o Complexo de Delegacias é o equipamento mais moderno da Segurança Pública e comemorou a redução no número de homicídios em Feira de Santana. “Estamos agradecendo e comemorando essa redução, e esse ano vamos pagar o prêmio aos policiais. Esse equipamento era um sonho para a cidade e é a marca da gestão do governador Jaques Wagner. Se Deus quiser, outras entregas serão feitas em Feira e região”, disse Maurício Barbosa. 
 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
 
O governador Jaques Wagner afirmou que o Complexo de Delegacias vai melhorar a segurança na cidade e informou que uma nova Base Comunitária de Segurança, com novos policiais e novos equipamentos, está sendo preparada. 
 
“A primeira Base já deu resultados positivos, então essa delegacia e a ampliação do presídio faz parte do Pacto pela Vida, que é um grande programa de segurança. Espero que a gente continue tendo sucesso na luta contra o crime, contra as drogas e contra o tráfico”, afirmou.
 
Jaques Wagner disse que devido a outras obras realizadas pelo governo estadual em Feira de Santana e em outras cidades da Bahia, o Complexo de Delegacias só foi inaugurado agora, em seu último ano de governo.  
 
O governador ainda parabenizou os policiais que trabalham em Feira de Santana pela redução do número de homicídios na cidade em 2013. “Ano passado a queda dos homicídios em Feira foi a maior da Bahia. A média do Estado foi 7.6% e em Feira ficou acima de 20%”, informou.
 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O deputado estadual Zé Neto, acompanhou o governador e afirmou que diversas ações estão sendo desenvolvidas para melhorar a segurança pública em Feira de Santana. “Estamos nos estruturando com a inauguração desse complexo, com a ampliação do presídio, com a construção de mais dois mini-presídios. Além disso, vamos entregar as bases comunitárias da Rua Nova, onde já estamos retomando a obra, e queremos também mais duas bases móveis, uma no Feira X e outra na Queimadinha. São várias ações que no final resultam positivamente”, afirmou.
 
Nóide Cerqueira  
 
O governador Jaques Wagner também visitou as obras da Avenida Nóide Cerqueira, que deve ser entregue no mês de abril. “Estamos em fase de conclusão dessa avenida, que é a maior obra viária de Feira de Santana. São mais de 8 quilômetros com espaço para ciclovias, calçada. Essa é uma nova vertente que vai melhorar o trânsito e contribuir para o desenvolvimento de Feira de Santana”, afirmou.
 
Outras obras
 
Durante a visita a Feira de Santana, Jaques Wagner ainda falou sobre o andamento de outras obras na cidade. Sobre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ao lado do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), ele informou que uma licitação está sendo preparada e que, no máximo, em 120 dias, a obra deve ser entregue. 
 
O governador prevê o mesmo prazo para o Centro de Convenções. Segundo ele, a estrutura metálica já está sendo preparada para ser trazida para Feira de Santana e ser montada. “Eu creio que rapidamente iremos entregar”, afirmou.
 
URV, Delta e entes públicos
 
Sobre o pagamento da URV, Jaques Wagner informou que houve uma votação no Supremo Tribunal Federal (STF) em outubro do ano passado e que agora está esperando a publicação. Segundo ele, esse caso não é apenas da Bahia, mas em outros estados. 
 
“O STF já disse que o julgamento se estende para outros estados e reconheceu que o direito existe. Eu já disse aos sindicatos que assim que for publicada a decisão, vamos começar a fazer as contas e chamar os trabalhadores para uma negociação e o pagamento. Eu não posso pagar antes da decisão judicial”, afirmou.
 
Com relação ao atraso no pagamento dos entes públicos e da Delta, o governador disse que existe um atraso no repasse do Governo Federal e afirmou que está pedindo ao prefeito José Ronaldo de Carvalho para antecipar o pagamento, se houver estrutura orçamentária. 
 
As informações e fotos são dos repórteres Ed Santos e Ney Silva do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade