Moda

O figurino de 'Em Família': conheça o estilo das personagens

A nova novela das 9h da TV Globo começou na segunda-feira (3). Veja as tendências que deverão ganhar força fora da televisão.

05/02/2014 às 10h33, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade
 
Estreou na última segunda (3) a novela Em Família e, com toda certeza, as tendências de moda trazidas na novela vão começar a circular jajá por aí. A história escrita por Manoel Carlos será contada em três fases (1980, 1990 e 2014) e ambientada entre Goiânia e Rio de Janeiro.
 
Os responsáveis pela criação visual foram a figurinista Marília Carneiro e o supervisor de caracterização Luiz Ferreira. Em nota divulgada pela TV Globo, os dois explicaram que trouxeram referências das duas cidades para as personagens, assim como tentaram conceituar as diferentes etapas da trama.
 
No caso da protagonista Helena, o trabalho começou bem cedo, tentando harmonizar gestos e cores das duas atrizes responsáveis pelo papel: Bruna Marquezine (segunda fase) e Julia Lemmertz (terceira fase). Segundo Luiz, a cartela de cores que a personagem usa na juventude, o mesmo corte de cabelo e o mesmo tom dos fios foi uma preocupação da produção.
 
“Procurei levar a Julia Lemmertz e a Bruna Marquezine, que faz a Helena na 2ª fase da novela, no mesmo cabeleireiro para dar o mesmo tom do cabelo e até repartirem o cabelo pro mesmo lado. Isso fica no inconsciente. O somatório disso tudo eu garanto que faz a diferença. Você vai dizer 'está parecido'", afirmou Luiz Ferreira.
 
As cores e texturas de Goiás também foram fonte de inspiração, segundo Marília. “Divido a novela em duas grandes fases, a primeira são os anos 1980 e 1990 e a segunda, os anos 2014. Então é uma novela completamente diferente dentro da outra. Eu pensei muito na luz porque eu vivi muito aquele céu e aquele horizonte de Goiás. São únicos! É uma coisa impressionante”, disse.
 
O figurino de 'época' também precisou de cuidado dobrado, já que se trata de anos muito recentes para a maioria. "Será nos detalhes que as épocas serão percebidas, com uma cintura alta aqui, uma calça desbotada ou um ombro levemente marcado ali", explicou a assessoria. 
 
HELENA (Julia Lemmertz) – Casual chique carioca
 
A protagonista, apesar de ser uma mulher muito simples, será CHIQUÉRRIMA. “Quero colocar uma bolsa de palha, um macacão, tudo que fique muito fluido. A maior característica de Helena é essa, uma casualidade tão simples que é um luxo. Quero botar bastante cor nela porque é Rio de Janeiro no verão”, explicou Marília.
 
LUIZA (Bruna Marquezine)- Menina moderna do Leblon
 
A personagem de Bruna provavelmente terá um grande destaque fashion nessa novela. Ela será completamente urbana, com sandálias rasteiras, batinhas, vestidos soltos e shorts diversos. “Trouxe o figurino da Luiza basicamente de Nova Iorque, com muitos vestidos coloridos, que fica bem para alguém que mora em uma cidade litorânea. Ela será a cara do Leblon e da rua Dias Ferreira”, disse a figurinista.
 
Marina, a personagem de Tainá Müller, também trará muitas referências do mundo. "Com ela eu posso colocar uma pitadinha rock’n’roll. Procurei as grandes roqueiras para me inspirar. Acho que combina com essa personalidade livre dela”, disse.
 
TENDÊNCIAS QUE VÃO BOMBAR FORA DA TV
 
Sapatos, bolsas, acessórios…tudo aquilo que você deve ficar de olho!
 
Nas fotos de divulgação dos primeiros capítulos é possível ver que alguns elementos são bastante presentes da caracterização, e que com toda certeza vão ganhar adeptas fora da televisão.
 
 
Um deles é a franja nos acessórios. Tanto a Bruna Marquezine como a Alice Wegmann usam bolsas de couro com franjas. A peça é moderna e ótima para dar um upgrade em um visual mais básico. Helena na segunda fase, por exemplo, só usa vestidos soltinhos floridos ou rendados, bem simples. A bolsa dá aquele tchans.
 
A bota de cowboy também poderá ganhar força. Ela já havia ganhado destaque com Isis Valverde na série Amores Roubados, e na novela Em Família será usada da mesma maneira: com vestidos soltos ou bermudinhas. O contraste da bota pesada com a fluidez da roupa é o que pega nesta composição. A dica é só não usar com roupas muito curtas (a ideia não é ser periguete!).
 
Acessórios artesanais também vão bombar. Pulseiras de linha, acessórios de feira hippie e artigos de couro vão chamar a sua atenção nos próximos meses e não demorarão para entrar nas linhas das lojas populares.
 
Algo que também deve fazer seus olhos brilharem são os macacões. A delegada Heloísa de Salve Jorge usava bastante, Paloma de Amor à Vida também e agora com a Helena, a peça vai dominar. Só pedimos cuidado para as que tiverem uma barriguinha extra ou dobrinhas demais. O macacão alonga, mas também pode mostrar tudo aquilo que não queremos.
 
Essa é uma dica importante que provavelmente todas as personagens vão mostrar na novela; roupas soltas, leves e nada grudadas no corpo. As blusas serão larguinhas, batas, de tecidos finos. Saias e vestidos também prometem provocar essa sensação de liberdade.
 
Como a própria equipe de figurino já disse, a personagem mais luxuosa (Helena) será pé no chão, sem muita extravagância.
 

As informações e fotos são da Quem

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade