Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM
21 de Setembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Bahia

Todas as notícias
Publicado em 12/09/2013 15h31.

Consumidores já podem relatar acidentes de consumo

O aprimoramento do Sinmac tem sido contínuo e novas possibilidades já estão sendo estudadas.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Consumidores já podem relatar acidentes de consumo
Divulgação
Acorda Cidade

Visando contribuir para a identificação de produtos que ofereçam mais risco à saúde e à segurança do consumidor, o Inmetro lançou nesta quarta (11), o Sinmac - Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo, que disponibiliza relatórios e estatísticas de acidentes de consumo registrados no País, com filtros por tipo e classe de produto, estado e detalhes sobre os acidentes, tudo isso com análises e recomendações.
 
Para o Consumidor, o Sinmac oferece também um espaço para registro de acidentes de consumo. Aqui na Bahia, os consumidores já podem registrar os acidentes de consumo vivenciados através do site Ibametro, através da página www.ibametro.ba.gov.br.
 
Para o Diretor Geral do Ibametro, Osny Bomfim, o sistema só atenderá os objetivos propostos com a efetiva participação dos consumidores. “O Sistema dá ao consumidor e ao poder público a possibilidade concreta de tomar decisões, seja no nível pessoal ou na adoção de medidas regulamentadoras e de conscientização”, afirmou Bomfim.
 
O Sinmac permitirá o real dimensionamento dos prejuízos causados por estes acidentes, contribuindo para sua redução, seja pela da elaboração e revisão de normas e regulamentos, quanto pelo aperfeiçoamento de produtos e serviços e eficazes ações de educação para o consumo.
 
O aprimoramento do Sinmac tem sido contínuo e novas possibilidades já estão sendo estudadas. Um exemplo: estimar quanto o tratamento de vítimas de acidentes de consumo custa aos cofres públicos do Brasil e quanto à incidência desses acidentes onera o Sistema Único de Saúde (SUS). Nos EUA, apenas em 2012, foram registrados cerca de 36 milhões de acidentes de consumo, que representaram gastos da ordem de US$ 1 trilhão para o país.
 
Rede de Consumo Seguro e Saúde
 
Realizar um amplo levantamento sobre os Acidentes de Consumo é apenas uma das estratégias adotadas pela Rede Consumo Seguro e Saúde (RCSS).
 
Formada, atualmente, pelo Inmetro, Anvisa, e Senacon, esta rede nacional tem por objetivo contribuir com a conformação e consolidação dos sistemas nacionais e regionais destinados a fortalecer a segurança dos produtos, e, desta forma, proteger a saúde dos consumidores, pela detecção rápida e ação coordenada a fim de evitar a entrada de produtos de consumo não-alimentícios inseguros nos mercados da região das Américas.
 
Na Bahia, o Comitê Local está prestes a ser oficializado. Em Outubro, Ibametro (SICM), a DIVISA (SESAB) e Procon (SJCDH) irão celebrar um acordo de cooperação técnica que irá instalar o Comitê Local desta Rede de Consumo Seguro e Saúde, realizando um seminário sobre a temática para discutir dentre outros assuntos o Acidente de Consumo.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Secretaria da Educação do Estado dialoga sobre parcerias com a embaixada da Finlândia
Bahia

Secretaria da Educação do Estado dialoga sobre parcerias com a embaixada da Finlândia

O secretário Jerônimo Rodrigues falou da importância dessa relação de parceria com a Finlândia.

Morre bebê com problema no coração que esperava por transferência para passar por cirurgia de urgência
Bahia

Morre bebê com problema no coração que esperava por transferência para passar por cirurgia de urgência

Recém-nascido estava internado há 13 dias em Vitória da Conquista e precisava ser trazido para Salvador. Fa...

Construções históricas de Morro de São Paulo serão tombadas nesta segunda-feira (23)
Bahia

Construções históricas de Morro de São Paulo serão tombadas nesta segunda-feira (23)

Na oportunidade, também será realizada a Assinatura do Termo de Tombamento Provisório do perímetro que abr...

Vídeo

Carro desgovernado invade clínica em Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta Sexta-Feira 20.09 (Parte 01):
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram