Feira de Santana

Paralisação nacional: veja o que não vai funcionar nesta sexta-feira (30)

Está marcado para as 2h da madrugada o início dos protestos.

29/08/2013 às 15h18, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Andrea Trindade

Atualizada ás 17:39

 
As centrais sindicais convocaram a população para mais uma Paralisação Nacional. O movimento será realizado nesta sexta-feira (30). A última paralisação nacional foi realizada no dia 11 de julho deste ano. Algumas centrais sindicais  já se pronunciaram quanto à paralisação, porém não há confirmação sobre o funcionamento integral de serviços em empresas e lojas.

Está marcado para as 2h da madrugada o início dos protestos no Sindicato dos Trabalhadores Químicos da Bahia, ao lado do IBGE, na rua Barão de Cotegipe.

 
Comércio – Délcio Mendes Barbosa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Feira de Santana, informou que a orientação é para que o comércio não funcione. O Sincofs enviou a seguinte nota: "Estamos enviando em anexo, para conhecimento e para torná-los cientes que amanhã, 30/08/2013 (sexta-feira), haverá paralisação em todos os setores da cidade. Orientamos que cada empresa realize acordo com seus respectivos colaboradores no sentido de não haver prejuízos para ambas as partes. Para tanto, advertimos sobre a questão do transporte público (este que não funcionará, conforme contato já estabelecido com o sindicato dos rodoviários) e sobre a necessidade de cada empresa ser hábil na formalização de seus acordos particulares para não haver conflitos internos com colaboradores posteriormente".
 
 
Judiciário baiano – Representados pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud), os servidores paralisarão suas atividades.  A Diretoria Executiva do Sinpojud informa que o protesto da categoria do judiciário é referente aos diversos problemas vivenciados pelos servidores do judiciário baiano. Carência de servidores, sobrecarga de trabalho e o não pagamento de substituição, morosidade na realização de concurso público, sucateamento dos cartórios extrajudiciais, dentre outros. Devem funcionar apenas os serviços do plantão judiciário.
 
 
Bancos – Os bancários também vão aderir à paralisação nacional nesta sexta (30). Entre as reivindicações da categoria estão contratação de bancários e respeito ao cliente. 
 
Rede particular de ensino – Não confirmado.
 
Professores da rede pública – Concentração às 9 horas em frente à Prefeitura Municipal de Feira de Santana – pelo fim do fator previdenciário; piso, carreira e jornada; votação imediata do PNE; profissionalização dos funcionários da educação; 10% do PIB para educação; fim da terceirização do serviço público etc.
 
Professores da Uefs/Adufs –  Panfletagem  às 8h do pórtipo da universidade –  Suspensão das aulas não foi confirmada até o momento. 
 
Ônibus –  Os ônibus não vão sair da garagem às 4h como todos os dias, mas podem voltar a circular a qualquer momento, a depender do andamento do movimento. O setor de transporte público da prefeitura vai ficar monitorando a paralisação e se a mesma perder a força ao longo do dia, os ônibus voltam a circular.
 
 
Polícia Civil – O diretor do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia, Joseval Costa, confirmou a adesão da categoria na paralisação amanhã. De acordo com ele, a decisão foi definida em Brasília e a categoria vai paralisar por 24 horas a partir das 8h de sexta (30). A pauta de reivindicações é URV; auxílio alimentação, valor da diária, principalmente em festas como o Carnaval; fator previdenciário e também o projeto de lei orgânica nacional, que está tramitando no congresso, e a categoria é contra. Apenas 30% do efetivo estarão à disposição para realizar prisões em flagrante e levantamentos cadavéricos.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade