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Publicado em 12/06/2013 12h04.

Prefeitura financia mais de R$ 90 milhões para construção de novo sistema de transporte em Feira

O prazo para pagamento será de 20 anos, com juros de 6% ao ano e uma carência de quatro anos até a 1ª parcela.
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Prefeitura financia mais de R$ 90 milhões para construção de novo sistema de transporte em Feira
Ed Santos/Acorda Cidade
Laiane Cruz

O prefeito José Ronaldo de Carvalho anunciou na manhã desta quarta-feira (12) a aprovação de um empréstimo de mais de R$ 90 milhões na Caixa Econômica Federal para a implantação, em Feira de Santana, do sistema BRT (Bus Rapid Trânsito), ônibus de transporte rápidos.

O financiamento tem um prazo para pagamento de 20 anos, com juros de 6% ao ano e uma carência de quatro anos até a primeira parcela. 482 mil pessoas deverão ser beneficiadas com o projeto, que prevê vias exclusivas de circulação de ônibus pela cidade, separadas do tráfego normal de veículos.
 
O anúncio foi feito a vereadores, secretários, deputados, representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) e profissionais da imprensa, na sala de reuniões do Paço Municipal Maria Quitéria.
 

 

“Isto não é dinheiro dado, dinheiro a fundo perdido, isto é financiamento. Assim sendo, demos entrada na Caixa da nossa manifestação e interesse de que ela seja o órgão governamental financiador do BRT”.

José Ronaldo salientou que a implantação do novo sistema fará uma revolução na cidade, que segundo ele deve passar por diversas transformações dentro de 24 ou 30 meses.

Ele citou também o exemplo de cidades, como Curitiba (PR), que foi a primeira a implantar este tipo de serviço, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bogotá (Colômbia), para ilustrar as mudanças que estão por vir.
 
 
“Nos próximos dias, a prefeitura vai publicar a licitação para contratação da empresa que vai fazer o projeto executivo, e logo que estiver pronto, haverá a licitação das empresas que executarão o projeto”, informou o gestor.
 
O prefeito destacou que várias intervenções serão feitas em ruas e avenidas da cidade, como a construção de viadutos nos cruzamentos da Avenida Getúlio Vargas com a Maria Quitéria e da Avenida João Durval com a Presidente Dutra, os quais visam aliviar o trânsito.
 
“Todas as vias por onde os ônibus passarão serão pavimentadas, todas sem exceção, 100%, algumas com concreto armado, outras com asfalto no nível de BRs. Nessas vias, nós teremos quase 10 km só de linhas exclusivas na cidade”, afirmou José Ronaldo.
 
Segundo ele, haverá também paisagismo imobiliário ao longo dos corredores do transporte público, sistema de controle operacional de horários, que vai notificar as empresas caso os ônibus atrasem, sincronização de semáforos, controle de demandas em paradas, controle de tráfego, manutenção de vias, dentre outras mudanças. 
 
Tarifa
 
Questionado sobre o valor da tarifa de transporte urbano em Feira de Santana, que segundo um levantamento feito pelo site Uol, possui uma das passagens mais caras do Brasil, José Ronaldo ponderou que muitas cidades cobram um valor bem mais caro que Feira, e que cada cidade tem um orçamento diferente, algumas com emprego de dinheiro público nas empresas, além disso há os impostos e os custos empregados na manutenção dos ônibus.


As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

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