Feira de Santana

Blogueira cubana defende liberdade de expressão e critica protestos violentos

O filme deveria ter sido exibido na noite de ontem (18), mas foi impedido pelos protestos de grupos estudantis e de movimentos ligados ao PC do B e ao PT, simpatizantes ao governo cubano.

19/02/2013 às 15h50, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Lineia Fernandes
 
Mantendo sempre um semblante sereno, a blogueira Yoani Sánchez que, após 20 tentativas frustradas pode sair de Cuba, confessou experimentar um misto de sensações em meio às manifestações populares favorecidas no Brasil pelo processo democrático. Em coletiva à imprensa na manha de hoje (19), Sánchez defendeu a liberdade de expressão e criticou duramente o governo cubano, quem orquestra, segundo ela, um verdadeiro fuzilamento midiático de sua imagem
 
A última atividade da blogueira em Feira de Santana acontece na noite de hoje (19), a partir das 19h. Ela vai falar sobre "Liberdade de expressão e direitos humanos: questões sobre a realidade cubana". O evento é aberto ao público e vai acontecer na Casa de Eventos Olimpo que fica rodovia BR-324, nas imediações do antigo Clube de Campo Cajueiro. Também vai ser exibida parte do documentário "Cuba Honduras", do cineasta baiano Duda Galvão, em que a ativista conta sua história.
 
O filme deveria ter sido exibido na noite de ontem (18), mas foi impedido pelos protestos de grupos estudantis e de movimentos ligados ao PC do B e ao PT, simpatizantes ao governo cubano. Yoani é alvo de manifestações desde que desembarcou no Brasil, primeiro em Recife, logo em Salvador e Feira de Santana.
 
Ela contou que adorou a diversidade brasileira e também a semelhança com seu país, algo como uma "Cuba do futuro"; disse ainda que veio ao país preparada para os protestos, anunciados em forma de ameaças pelo governo cubano mesmo antes do início da viagem.  "Me prometeram uma resposta contundente. Além do mais, estou acostumada à forma como trabalha meu governo, sempre com métodos muito sujos contra seus adversários. Desde que abri meu blog – Generación Y – recebi tantas acusações que se pudesse fazer uma antologia da difamação, acredito que esta teria mais de mil páginas", relata.
 
Sobre o teor das acusações oriundas dos protestos, no entanto, Sánchez reage:  "sou uma pessoa pacífica, uso a palavra e o trabalho jornalístico para expressar minhas ideias. Nos protestos as pessoas atuam como se estivessem diante de alguém responsável por um ataque militar, um terrorista. posso acreditar que aquelas pessoas nunca leram os meus textos e são apenas influenciadas por terceiros", argumenta.
 
Leia também: Após protestos na Bahia, Yoani Sánchez tem segurança reforçada

Por outro lado, a blogueira afirmou que a "liberdade de expressão é um dos sintomas mais saudáveis de uma sociedade e deve ser respeitada. Venho de um país onde os meios de comunicação pertencem a um único partido, o Comunista, e são pagos com dinheiro público, dos cidadãos. Conheço bem o tipo de produto que essa censura gera: um cidadão apático, controlado, que não pode contra-argumentar qualquer informação. Por isso, acredito que a cidadania deve lutar pela liberdade de expressão como um dos meios mais preciosos que pode ter uma nação", defende Sánchez.
 
Generación Y
 
A cubana, que ganhou fama e repercussão internacional graças ao sucesso do blog criado por elaGeneración Y – disse que se sente surpreendida pela fama, mas reconhece a responsabilidade que tem. "Quando comecei este trabalho sabia que minha vida ia mudar. Hoje, minha família está fragilizada e eu perdi toda a minha a privacidade. Mas, não gosto do papel de vítima, sou profundamente responsável pelo que faço. Sei que o governo do meu país é totalitário e detém todo o poder. Por isso  mesmo, sua estratégia é destruir a minha imagem".
 
Mesmo assim, a blogueirafoi reconhecida com vários prêmios estrangeiros graças ao seu trabalho de protesto contra a ditadura instalada em Cuba. No país, o acesso ao blog já foi proibido durante três anos. O domínio das páginas (em Cuba, cu) é de propriedade do governo. O blog de Yoani é de domínio ".com".

Roteiro por outros países
 
Da Bahia, Sánchez segue um roteiro de viagem que durará 80 dias. Inicialmente vai a Amsterdã, na Holanda, onde participa a convite da anistia internacional de um Festival de Cinema. Logo visitará o México para a Reunião Interamericana de Imprensa, que vai acontecer em Puebla;  daí, segue para Nova Iorque, a convite de estudantes universitários. Sánchez também irá a Madrid, onde vai receber o Prêmio do Congresso de Redes, e finalmente, visitará uma irmã que mora em Miami, nos Estados Unidos.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade