Feira de Santana

Protesto impede exibição de documentário sobre Cuba

A chegada dela à cidade, por volta das 11h30 de segunda-feira foi tranquila, mas a noite, quando se dirigiu ao museu para assistir o documentário conexão Cuba Honduras, do cineasta Dado Galvão, foi recebida com vaias

19/02/2013 às 07h52, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Ney Sylva e Andrea Trindade
 
A blogueira cubana Yoani Sánchez, que está em Feira de Santana desde ontem (18) para participar de um debate sobre a situação de seu país, foi alvo de um protesto no Museu Parque do Saber.
 
A chegada dela à cidade, por volta das 11h30 de segunda-feira foi tranquila, mas a noite, quando se dirigiu ao museu para assistir o documentário conexão Cuba Honduras, do cineasta Dado Galvão, foi recebida com vaias  em um clima de hostilidade por um grupo formado por representantes de entidades a favor da revolução cubana, estudantes e professores universitários.
 
Ela estava acompanhada pelo senador Eduardo Suplicy (PT), presidente da Comissão de Relações Exteriores, que enfrentou os manifestantes. Houve bate-boca e o documentário não foi exibido.
 
Toda confusão foi por causa da posição da blogueira, que segundo os manifestantes, seria "uma traidora do povo cubanonão estaria contra o embargo econômico imposto pelos Estados Unidos".

 
Responsável pelo jornal baiano, El Sierra Maestra, Antônio Barreto explicou que o protesto contra Yoani, é porque o povo brasileiro e em qualquer lugar do mundo não aceita que, segundo ele, “uma personalidade fabricada a serviço do imperialismo contra seu próprio povo seja tratada como heroína na grande mídia internacional”.
 
“Ela nunca abriu a boca em Cuba para dizer abaixo ao bloqueio econômico dos Estados Unidos a Cuba. Nunca abriu a boca para dizer: Americanos liberem os cinco heróis cubados. Nós defendemos a liberdade, enquanto ela deveria ser contra o regime que oprime Cuba”, afirmou Antônio Serra.
 
Numa rápida coletiva, o senador Eduardo Suplicy disse que a blogueira tem se manifestado contra o bloqueio e o embargo econômico dos Estados Unidos a Cuba. Ainda de acordo com o senador, Yoani é a favor da libertação dos cinco prisioneiros e o fim da prisão de Guantanamo.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade