Gabriel Gonçalves
Geralmente comemorado na Segunda-feira de Carnaval em acordo com os sindicatos do Comércio e dos Comerciários, neste ano, o Dia do Comerciário poderá ser celebrado na terceira segunda-feira do mês de outubro, dia 18, uma vez que o comércio vai funcionar normalmente nesta segunda e terça-feira (16).
O Carnaval deste ano foi cancelado por conta da pandemia de covid-19;
Em entrevista ao Acorda Cidade, o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio (Secofs), Antônio Cedraz informou que a convenção coletiva já estava ciente de que se não houvesse Carnaval neste ano, a data seria alterada.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
"A nossa convenção deixou bem clara ainda nos meses de outubro e novembro, quando ainda estávamos negociando, que seria difícil ter o Carnaval neste ano. Então deixamos 'bem amarrado', caso não tivesse Carnaval e como não vai haver, o Dia do Comerciário será na terceira segunda-feira do mês de outubro. Pode ser que por exemplo, que no mês de julho aconteça o Carnaval, então se tiver, o Dia do Comerciário será em Julho, não havendo, fica para a terceira segunda de outubro, junto com o pessoal de supermercado", explicou.
Empregabilidade durante pandemia
De acordo com o presidente do sindicato, o governo municipal precisa buscar incentivos para que empresas possam se instalar na cidade gerando emprego, pois a situação atual não é nada agradável.
"Estamos vendo empresas fecharem as portas, um exemplo são as lojas do Shopping Outlet, muitas fecharam e aqui no centro da cidade também está acontecendo isso. Essa situação não é nada satisfatória e acredito que o prefeito também deve incentivar as empresas a se instalarem aqui na cidade para gerar empregos. Feira de Santana é o maior entroncamento do Norte Nordeste e depende só de políticas que atraiam as grandes empresas. Por exemplo, estamos vendo aí em Camaçari com a Ford fechada, o governo do Estado está correndo atrás para instalar outra empresa no local. Feira de Santana precisa trazer novas empresas porque infelizmente o desemprego é o maior flagelo que tem para o trabalhador", destacou ao Acorda Cidade.
Ainda de acordo com Antônio Cedraz, o Sindicato dos Comerciários está montando um setor de empregabilidade como forma de encaminhar pessoas ao mercado de trabalho, assim como é feito pela Casa do Trabalhador.
"Estamos vendo pela imprensa, pela Casa do Trabalhador e pelo dia a dia, muitos currículos que chegam aqui. Então estamos montando um setor de empregabilidade para que possamos captar esse pessoal e encaminhar para o RH das empresas, então na medida que os funcionários chegam aqui para fazer homologação, tirar dúvidas de cálculos quando são demitidos, e a gente já vai encaminhando esse pessoal às empresas, e assim vamos fazendo também a nossa parte", finalizou.
Leia também:
Bancos estarão fechados durante o feriado de Carnaval
Saiba como será o funcionamento dos Correios na Bahia durante o Carnaval
Carnaval: comércio de Feira de Santana tem funcionamento normal na segunda e terça
Câmara não terá ponto facultativo no Carnaval
Feira de Santana não terá ponto facultativo em datas referentes ao Carnaval
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade